noticia felipe

Na última semana, os mestrandos Suélen Altenhofen e Willian Alikuri Pereira do Programa de Pós-Graduação em Química Ambiental e Tecnológica (PPGQTA) realizaram experimentos no acelerador de partículas brasileiro do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) (http://lnls.cnpem.br/), em Campinas -SP. Os experiementos fazem parte de seus projetos de mestrado no programa, e são orientados pelos Professores Dr. Felipe Kessler e Dr. Juliano Rosa De Menezes Vicenti.

A proposta, que recebeu quatro dias de acesso ao acelerador de elétrons, objetivou estudar a degradação de novos materiais desenvolvidos pelos estudantes, frente à fótons de ultravioleta extremo e raios-X. Os resultados obtidos irão contribuir no futuro para o desenvolvimento de processos para fabricação de componentes eletrônicos mais eficientes e rápidos.

Estudantes e orientadores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Fotoquímica e Química de Materiais (FQMAT) (fqmat.furg.br). Os orientadores salientam que esta é a primeira participação de seus estudantes em viagem de experimentação. O grupo trabalha continuamente em projetos que envolvem o uso das instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e esta participação tem grande importância na formação dos estudantes, contribuindo enormemente para seu futuro profissional.

O tempo de pesquisa no acelerador é disputado por universidades e instituições de toda América Latina. A participação de estudantes do PPGQTA também reforça a presença da FURG no CNPEM, uma das instituições brasileiras de grande renome e destaque internacional.