ENGENHARIA AGROINDUSTRIAL – INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
manhã – tarde
O engenheiro agroindustrial da FURG será um profissional com formação geral, técno-científica e humanista, com capacidade para atuar coletivamente de forma ética, crítica e com responsabilidade social e ambiental.
CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC
O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE (Máx 5,0) |
IDD (Máx 5,0) |
CC (Máx 5,0) |
2019 | 3 | 4 | - |
2017 | 3 | 2 | - |
2014 | 2 | - | - |
2013 | - | - | 4 |
AUTOAVALIAÇÃO
O realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação - Segunda das 13:30 às 17:30 (UBP); Terça das 8:00 às 12:00 (UCA); Quarta das 13:30 às 17:30 (UBP); Quinta das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 (UCA).
E-mail: secretariaeqasap@furg.br
Coordenação Atual
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Kessiane Silva de Moraes
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves
Coordenações Anteriores
2021-2022 - Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves (Coordenador) & Profa. Dra. Meritaine da Rocha (Coordenadora Adjunta)
2019-2020 - Prof. Dr. Cristiano Gautério Schmidt (Coordenador - 2019); Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves (Coordenador - 2020) & Profa. Dra. Meritaine da Rocha (Coordenadora Adjunta)
2017-2018 - Prof. Dr. Jorge Gamarra (Coordenador) & Profa. Dra. Fernanda Trombetta (Coordenadora Adjunta)
2015-2016 - Prof. Dr. Edson Cordeiro do Vale (Coordenador) & Prof. Dr. Roberto de Souza Gomes da Silva (Coordenador Adjunto)
2013-2014 - Profa. Dra. Francine da Silva Antelo & Profa. Dra. Neusa Fernandes de Moura (Coordenadora Adjunta)
2011-2012 - Prof. Dr. Marcelo da Silveira Badejo (Coordenador) & Prof. Dr. Adriano da Silva (Coordenador Adjunto)
2009-2010- Prof. Dr. Fabricio Butierres Santana (Coordenador) & Profa. Dra. Cristiane Saraiva Ogrodowski (Coordenadora Adjunta)
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!
ENGENHARIA AGROINDUSTRIAL AGROQUÍMICA
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO
manhã – tarde
OBJETIVOS
PERFIL DO ALUNO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC
O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE (Máx 5,0) |
IDD (Máx 5,0) |
CC (Máx 5,0) |
2019 | 3 | 3 | - |
2014 | 1 | - | - |
2013 | - | - | 4 |
AUTOAVALIAÇÃO
O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação: Júlia Belolli (estagiária)
Horários: Segunda, Quarta e Quinta: turno da tarde, Terça e Quinta: turno da manhã
E-mail: secretariaeqasap@furg.br
Coordenação Atual
Coordenadora: Drª. Fernanda Arnhold Pagnussatt
Coordenador Adjunto: Drª. Cristina Benincá
Coordenações Anteriores
2023-2023 - Prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão (Coordenador) & Prof.ª Dr.ª Fernanda Arnhold Pagnussatt (Coordenadora Adjunta)
2021-2022 - Prof.ª Drª. Fernanda Cabral Borges (Coordenadora) & Prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão (Coordenador Adjunto)
2019-2020 - Prof.ª Dr.ª Fernanda Trombetta (Coordenadora) & Prof.Dr. Carlos Roberto de Menezes Peixoto (Coordenador adjunto)
2017-2018 - Prof.ª Dr.ª Juliana Silveira Espindola (Coordenadora) & Prof. Dr. Manoel Leonardo Martins (Coordenador adjunto)
2015-2016 - Prof. Dr. Gilber Ricardo da Rosa (Coordenador) & Prof. Dr. Jorge Gamarra (Coordenador Adjunto)
2013-2014 - Prof. Dr. Fábio Gonçalves (Coordenador) & Prof. Dr. Gilber Ricardo da Rosa (Coordenador adjunto)
2011-2012 - Prof. Dr. Marcelo Badejo (Coordenador) & Prof. Dr. Adriano Silva (Coordenador Pro-tempore)
2009-2010- Prof. Dr. Fabrício Butierres Santana (Coordenador) & Prof.ª Dr.ª Cristiane Saraiva Ogrodwisk (Coordenadora Adjunta)
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!
ENGENHARIA BIOQUÍMICA
SITUAÇÃO LEGAL
Autorizado pala resolução 064/2009, Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). Reconhecido pela portaria ministerial 589 de 22/10/2014.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO
manhã – tarde
Interagir, de maneira ativa e interdisciplinar, com a sociedade na identificação de problemas relacionados aos fluxos de matéria e energia que tenham origem biotecnológica nos sistemas de produção, propondo e desenvolvendo pesquisas capazes de gerar soluções para desenvolvimento nacional e regional sustentável.
O Engenheiro Bioquímico formado pela FURG deverá possuir capacidade de inovação social, com formação técnica e científica sistêmica, que o capacite a atuar coletivamente de forma ética, crítica e com responsabilidade social e ambiental em atividades ligadas aos processos industriais da biotecnologia, propondo e gerando soluções para o desenvolvimento nacional e regional sustentável.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A formação integral pretendida para os estudantes de Engenharia Bioquímica da FURG não se reduz ao saber técnico necessário, e indispensável, para saber fazer bem o que lhe será de competência profissional. Compreende um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de várias instâncias que promovem o desenvolvimento das capacidades técnicas aliadas a uma sólida base humanística, articulados de maneira que seus egressos apresentem sólida formação técnica e científica para desenvolver atividades ligadas aos processos biotecnológicos industriais; raciocínio lógico, crítico e abstrato; conjugar os conhecimentos das ciências da engenharia aos da biotecnologia para o planejamento e gestão de sistemas e processos produtivos; atitudes proativas que viabilizem o compromisso institucional do curso com a sociedade e atuação em atividades de pesquisa e desenvolvimento de biossistemas e bioprocessos; condução de experimentos biológicos e interpretar os resultados obtidos, podendo modelar e simular o biossistema; produção, aprimoramento e divulgação de processos e produtos biotecnológicos.
CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC
O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE (Máx 5,0) |
IDD (Máx 5,0) |
CC (Máx 5,0) |
2019 | 3 | 2 | - |
2014 | 2 | - | 5 |
AUTOAVALIAÇÃO
O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -
E-mail:
Coordenação Atual
Coordenadora:
Coordenador Adjunto:
Coordenações Anteriores
2021-2022 - (Coordenador) & (Coord. Adjunto)
2019-2020 -
2017-2018 -
2015-2016 -
2013-2014 -
2011-2012 -
2009-2010-
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
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ENGENHARIA DE ALIMENTOS
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Tempo mínimo – 10 semestres
Tempo máximo – 18 semestres
manhã – tarde
OBJETIVO
PERFIL DO ALUNO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O profissional engenheiro de alimentos possui as seguintes atribuições profissionais legais: assistência, assessoria e consultoria; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; condução de trabalho técnico; desempenho de cargo e função técnica; direção de obra e serviço técnico; elaboração de orçamento; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; estudo de viabilidade técnico-econômica; estudo, planejamento, projeto e especificação; execução de desenho técnico; execução de instalação, montagem e reparo; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; operação e manutenção de equipamento e instalação; padronização, mensuração e controle de qualidade; produção técnica e especializada; supervisão, coordenação e orientação técnica; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.
CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC
O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE (Máx 5,0) |
IDD (Máx 5,0) |
CC (Máx 5,0) |
2019 | 3 | 3 | - |
2017 | 4 | 3 | - |
2014 | 3 | - | - |
2011 | 3 | - | - |
2008 | 2 | 2 | - |
2005 | 3 | 4 | - |
AUTOAVALIAÇÃO
O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta - Prédio da Escola de Química e Alimentos
E-mail:
Coordenação Atual
Coordenadora:
Coordenador Adjunto:
Coordenações Anteriores
2021-2022 - (Coordenador) & (Coord. Adjunto)
2019-2020 -
2017-2018 -
2015-2016 -
2013-2014 -
2011-2012 -
2009-2010-
2007-2008 -
2005-2006
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
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ENGENHARIA QUÍMICA
SITUAÇÃO LEGAL
Autorizado por decreto 37378 de 24/05/1955. Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). Reconhecido pelo decreto 6459 de 18/07/1959.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Tempo mínimo – 10 semestres
Tempo máximo – 18 semestres
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO
manhã – tarde
OBJETIVOS
A Engenharia Química abrange a criação, o desenvolvimento, o projeto, a implantação, a operação e o controle de processos e equipamentos envolvidos na transformação da matéria-prima em produtos, bens e serviços.
Essas transformações podem ser de estado, de energia, de composição ou de estrutura. Assim, a Engenharia Química é multidisciplinar, envolvendo: Química, Física, Biologia, Matemática, Economia, Informática, Automação, Administração, Planejamento, Meio Ambiente e Relações Humanas.
PERFIL DO ALUNO
-Afinidade com as Ciências e a Matemática;
-Disposição para atuar em equipes multidisciplinares;
-Criatividade;
-Poder de Concentração;
-Habilidade de leitura em língua estrangeira;
-Curiosidade científica;
-Personalidade metódica e detalhista;
-Espírito de liderança e pró-atividade;
-Capacidade de comunicação oral e escrita;
-Capacidade de desenvolver raciocínio lógico.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Atuação em diversos ramos das indústrias de processos químicos baseadas na extração, separação, combinação e uso de produtos e subprodutos químicos, como: fertilizantes, catalisadores, gases industriais, tintas, vernizes, lacas, pigmentos e corantes, petroquímicos, polímeros, plásticos, resinas sintéticas, papel, produtos de borracha, sabões, detergentes, perfumes, óleos, gorduras, fibras sintéticas, têxteis, biocombustíveis, entre outras.
As áreas de atuação profissional do engenheiro químico são: projeto; processo; produção; pesquisa e desenvolvimento; tecnologia; meio ambiente e segurança; vendas; consultoria econômica, financeira e jurídica.
A Engenharia Química está envolvida na pesquisa e no desenvolvimento de novos setores: química fina; engenharia biomédica, biotecnologia; informática; ciência dos materiais; ciências do ambiente, etc.
CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC
O curso de Química Licenciaura reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE (Máx 5,0) |
IDD (Máx 5,0) |
CC (Máx 5,0) |
2019 | 3 | 3 | - |
2017 | 4 | 4 | - |
2014 | 2 | - | - |
2011 | 2 | - | - |
2008 | 3 | 3 | - |
2005 | 4 | 4 | - |
2003 | C | - | - |
2002 | C | - | - |
2001 | A | - | - |
2000 | B | - | - |
1999 | C | - | - |
1998 | C | - | - |
1997 | C | - | - |
AUTOAVALIAÇÃO
O realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta - Prédio da Escola de Química e Alimentos
E-mail:
Coordenação Atual
Coordenadora:
Coordenador Adjunto:
Coordenações Anteriores
2021-2022 - (Coordenador) & (Coord. Adjunto)
2019-2020 -
2017-2018 -
2015-2016 -
2013-2014 -
2011-2012 -
2009-2010-
2007-2008 -
2005-2006
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
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QUÍMICA LICENCIATURA
SITUAÇÃO LEGAL
O atual curso de Química Licenciatura é ao longo de sua história, resultado uma série de reformulações na busca de atingir o cerne do problema: a melhoria da formação de professores de Ciências e de Química. A sua origem na FURG remonta ao curso de Ciências – Licenciatura de curta duração. Reconhecido pelo Decreto nº 738/8, de 12/03/1974, publicado no DOU de 12/03/1974, e pela Portaria Ministerial n.º 488/80, de 18/9/1980, publicada no DOU de 22/09/1980.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Tempo mínimo – 8 semestres
Tempo máximo – 14 semestres
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO
Integral
OBJETIVOS
- Oportunizar a formação de profissionais docentes em Química articulados com os problemas atuais da sociedade, com uma sólida formação teórica e prática e habilidades específicas para atuar na área de educação e ensino, consultoria, pesquisa e desenvolvimento, assim como, para prosseguir estudos em nível de pós-graduação;
- Busca desenvolver a capacidade de interpretar a realidade em que estamos inseridos, em seus aspectos sociais e políticos e em suas relações com a aplicação pedagógica do conhecimento da Química e áreas afins.
PERFIL DO ALUNO
Interesse pela Química e Ciências;
Motivação para aprendizagem;
Compreensão da importância do educador na sociedade;
Disposição para refletir sobre suas concepções de ensino, aprendizagem, natureza da ciência e dos objetivos do ensino;
Interesse em atividades de pesquisa;
Gosto pela leitura e facilidade de comunicação oral e escrita.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O profissional Licenciado em Química poderá exercer a docência na rede de educação básica e tecnológica. Além disso, o profissional poderá atuar em diversos setores da sociedade, com a capacidade de acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos, bem como saber trabalhar em equipe, ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química como consultorias, podendo atuar em laboratórios de análise, pequenas indústrias, e principalmente em atividades que relacionam ensino, pesquisa e desenvolvimento.
CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC
O curso de Química Licenciaura reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE (Máx 5,0) |
IDD (Máx 5,0) |
CC (Máx 5,0) |
2021 | 5 | - | - |
2017 | 4 | 3 | - |
2014 | 2 | - | - |
2011 | 3 | - | - |
2008 | 3 | 2 | - |
2005 | 3 | 3 | - |
2003 | E | - | - |
2002 | A | - | - |
2001 | A | - | - |
2000 | C | - | - |
AUTOAVALIAÇÃO
O Curso de Química Licenciatura realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
Aqui você encontra o plano de ação da coordenação atual: CLIQUE AQUI
ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS
O Curso de Química realiza dentro da sua autoavaliação o acompanhamento de egressos. Abaixo temois o mapa de localização de nossos discentes que formaram-se entre os anos de 2010 a 2023.
Ainda na Figura abaixo, deste mesmo perído pode-se encontrar o gráfico de atuação dos egressos do curso
ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES
Nessa sessão encontra-se a plataforma de oportunidades de estágios obrigatórios e não obrigatórios pata estudantes dos curso de Química Licenciatura da FURG. Esta inciativa tem como objetivo auxiliar o estudante a encontrar empresas e escolas que estão dispostos a receber estagiários. Esta plataforma foi desenvolvida e é mantida e atualiazada pela coordenação do Núcleo de Química da Escola de Química e Alimentos. Anualmente as informações são inseridas e atualizadas.
Se sua empresa tem portunidades para nossos estudantes nos nos deixe saber pelo e-mail: ccquimic@furg.br. Discente, se você esta realizando, ou realizou estágio em alguma empresa ou escola, informe sua coordenação.
As empresas e escolas marcadas no mapa abaixo estão disponíveis para estágios e convênios com estudantes dos cursos de Química. Ao clicar nos marcadores, informações destas empresas, como sua localização, contato e website serão exibidos, assim como demais informações fornecidas no período de atualização. Ao clicar no botão [ ] do canto direito do mapa, a vizualização em tela cheia mostrará a lista de empresas.
Caro discente, antes de entrar em contato com a empresa ou escola, procure seu coordenador para entender o processo de registro de estágio na Universidade. As coordenações dos cursos de Química dispõe de uma carta de apresentação para o seu primeiro contato com a empresa ou escola.
Desenvolvido por Kewin Jones de Castro
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação
Segunda a Sexta atendimento presencial das 8 as 17 horas - Prédio da Escola de Química e Alimentos - Campus Carreiros
ou pelo e-mail ccquimic@furg.br
Horários de atendimento da coordenação na sala de permanência da coordenadora Vanessa Gervini, na EQA:
segundas-feiras: 16h30min às 17h30min
sextas-feiras: 8h30min às 11h00min.
ou sempre pelo email: v5carratu@yahoo.com.br
Coordenação Atual
Coordenadora: Profª. Vanessa Carratu Gervini
Coordenador Adjunto: Profº Leandro Bresolin
Coordenações Anteriores
2021-2022 - Profª.Jaqueline Ritter (Coordenadora) & Profª. Vanessa Carratu Gervini (Coord. Adjunta)
2019-2020 - Prof. Felipe Kessler (Coordenador) & Profª.Jaqueline Ritter (Coord. Adjunta)
2017-2018 - Profª. Aline Dorneles (Coordenadora) & Prof. Felipe Kessler (Coord. Adjunto)
2015-2016 - Profª. Vania Rodrigues de Lima (Coordenadora) & Profª. Aline Dorneles (Coord. Adjunta)
2013-2014 - Prof. Moacir Langoni de Souza (Coordenador) & Profª. Vania Rodrigues de Lima (Coord. Adjunta)
2011-2012 - Prof. Ednei Gilberto Primel (Coordenador) & Prof. Moacir Langoni de Souza (Coord. Adjunto)
2010-2010 - Prof. Moacir Langoni de Souza (Coordenador) & Prof. Ednei Gilberto Primel (Coord. Adjunto)
2009-2009 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) & Profª. Vanessa Santana Carratú (Coord. Adjunta)
2007-2008 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) & Profª. Vanessa Santana Carratú (Coord. Adjunta)
2005-2006 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) & Prof. Moacir Langoni de Souza (Coord. Adjunto)
2004 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) & Prof. Moacir Langoni de Souza (Coord. Adjunto)
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!
QUÍMICA BACHARELADO
SITUAÇÃO LEGAL
Deliberação N° 67/2009 COEPEA de 7 de agosto de 2009 e Reconhecido pela Portaria 1098 de 24/12/2015 publicado no D.O.U. de 28/12/2015.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO
Integral
PERFIL DO EGRESSO
O Bacharel em Química deverá possuir uma formação generalista com pleno domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, possibilitando sua atuação nos campos das atividades sócio-econômicas que envolvam a transformação da matéria; capacidade de aplicar o conhecimento químico de forma segura e responsável na implementação de processos industriais, na produção de substâncias, etc., preservando o meio ambiente e respeitando o direito à vida e o bem estar dos cidadãos; capacidade de acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos; saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa; ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química e acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas, como forma de garantir a qualidade dos serviços prestados e de adaptar-se à dinâmica do mercado de trabalho.
Para uma formação que possibilite o pleno exercício de suas atribuições profissionais, o Bacharel em Química deve possuir um conhecimento sólido e abrangente na área de atuação da Química, em Processos e Operações Industriais e em áreas correlatas, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos; possuir habilidade suficiente em Matemática para compreender conceitos de Química e de Física, para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados e modelos quantitativos de previsão, com o objetivo de entender modelos probabilísticos teóricos, no sentido de organizar, descrever, arranjar e interpretar resultados experimentais, inclusive com auxílio de métodos computacionais e possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos.
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta - Prédio da Escola de Química e Alimentos
E-mail: ccquimic@furg.br
Coordenação Atual
Coordenador: Prof. Marcos Alexandre Gelesky
Coordenador Adjunto: Prof. Alex Fabiani Claro Flores
Coordenações Anteriores
2021-2022 - Prof. Juliano Rosa de Menezes Vicenti (Coordenador) & Prof. Marcos Alexandre Gelesky (Coord. Adjunto)
2019-2020 - Profª. Rosilene Maria Clementin (Coordenadora) & Prof. Juliano Rosa de Menezes Vicenti (Coord. Adjunto)
2017-2018 - Prof. Rodolfo Carapelli (Coordenador) & Profª. Rosilene Maria Clementin (Coord. Adjunta 2018) Prof. Tito R. S. Cadaval Jr. (Coord. Adjunto 2017)
2015-2016 - Prof. Paulo Henrique Beck (Coordenador) & Prof. Rodolfo Carapelli (Coord. Adjunto)
2013-2014 - Prof. Paulo Henrique Beck (Coordenador) & Profª. Carla Weber Scheeren (Coord. Adjunta)
2011-2012 - Prof. Leandro Bresolin (Coordenador) &Profª. Sabrina M adruga Nobre (Coord. Adjunta)
2010 - Prof. Leandro Bresolin (Coordenador) & Profª. Sabrina Madruga Nobre (Coord. Adjunta)
AVALIAÇÕES NACIONAIS
O curso de Química Bacharelado reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE (Máx 5,0) |
IDD (Máx 5,0) |
CC (Máx 5,0) |
2021 | 3 | 5 | - |
2017 | 3 | 4 | - |
2014 | 3 | - | - |
2013 | - | - | 4 |
AUTOAVALIAÇÃO
O Curso de Química Bacharelado realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES
Nessa sessão encontra-se a plataforma de oportunidades de estágios obrigatórios e não obrigatórios pata estudantes do curso de Química Bacharelado da FURG. Esta inciativa tem como objetivo auxiliar o estudante a encontrar empresas e escolas que estão dispostos a receber estagiários. Esta plataforma foi desenvolvida e é mantida e atualiazada pela coordenação do Núcleo de Química da Escola de Química e Alimentos. Anualmente as informações são inseridas e atualizadas.
Se sua empresa tem portunidades para nossos estudantes nos nos deixe saber pelo e-mail: ccquimic@furg.br. Discente, se você esta realizando, ou realizou estágio em alguma empresa ou escola, informe sua coordenação.
As empresas e escolas marcadas no mapa abaixo estão disponíveis para estágios e convênios com estudantes dos cursos de Química. Ao clicar nos marcadores, informações destas empresas, como sua localização, contato e website serão exibidos, assim como demais informações fornecidas no período de atualização. Ao clicar no botão [ ] do canto direito do mapa, a vizualização em tela cheia mostrará a lista de empresas.
Caro discente, antes de entrar em contato com a empresa ou escola, procure seu coordenador para entender o processo de registro de estágio na Universidade. As coordenações dos cursos de Química dispõe de uma carta de apresentação para o seu primeiro contato com a empresa ou escola.
Desenvolvido por Kewin Jones de Castro
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!
TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
RESOLUÇÃO COEPEA/FURG N° 97, DE 25 DE AGOSTO DE 2023
Coordenação 2023/2024 (pró-tempore)
Coordenadora: Profa. Dra. Kessiane Silva de Moraes
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação - Segunda das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 (UBP); Quarta das 13:30 às 17:30 (UCA); Quinta das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 (UCA).
E-mail: secretariaeqasap@furg.br
Objetivo: formar profissionais qualificados para atuar na indústria de alimentos e bebidas, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos necessários para garantir a qualidade, segurança, processamento, armazenamento e inovações tecnológicas na área de alimentos, aprimorando os processos tradicionais de produção e industrialização.
Área de atuação: os profissionais podem atuar na indústria de alimentos, no desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade, segurança de alimentos, gestão de processos, otimização de produção; prestação de serviços de consultoria; laboratórios de análise físico-químicas e microbiológicas; institutos, centros de pesquisa, instituições de ensino; e ainda no setor público, atuando em órgãos de vigilância sanitária, inspeção de alimentos e regulamentação.
Perfil do profissional: profissionais com conhecimento técnico para gerenciamento e execução de processos de beneficiamento, processamento e controle de qualidade em alimentos e bebidas, análises químicas, microbiológicas, sensoriais, toxicológicas e ambientais; desenvolvimento de produtos; habilidade para colaborar com equipes multidisciplinares, com compromisso com a ética profissional e o desenvolvimento sustentável do setor.
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
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TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação: estagiária Júlia Belolli
Horários: Segunda, Quarta e Quinta: turno da tarde, Segunda e Quinta: turno da manhã
E-mail: secretariaeqasap@furg.br
Gestão 2023-2024 (Pró-tempore)
- Dra. Fernanda Arnhold Pagnussatt (Coordenadora)
- Dra. Cristina Benincá (Coordenadora Adjunta)
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