SITUAÇÃO LEGAL
Autorizado pela Deliberação 030/2008 do COEPE. Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07) e reconhecido pela portaria 216 de 28/03/2014
  

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 10 semestres
Tempo máximo – 18 semestres
 
 
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO:

manhã – tarde

 
OBJETIVOS
 
Oferecer o curso de graduação em Engenharia Agroindustrial – Indústria Alimentícia, que possibilitará a formação de um profissional apto a atuar junto à indústria processadora de alimentos, em setores como cana-de-açúcar, orizicultura, carnes em geral, entre outros.
Fomentar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à agroindústria, objetivando o conhecimento de novas matérias-primas; novos processos industriais, bem como a transferência de novas tecnologias para a indústria.
Desenvolver o crescimento industrial e econômico da região de Santo Antônio da Patrulha.
Constituir um grupo de pesquisadores com vistas a contribuir na melhoria dos processos produtivos da agroindústria regional.
 
 
PERFIL DO EGRESSO

O engenheiro agroindustrial da FURG será um profissional com formação geral, técno-científica e humanista, com capacidade para atuar coletivamente de forma ética, crítica e com responsabilidade social e ambiental.

 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A formação do engenheiro agroindustrial tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades, como aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia agroindustrial; analisar as matérias-primas relacionadas com a cadeia agroindustrial, com ênfase nos setores agroquímicos ou agroalimentar; processar as matérias-primas agroindustriais para obtenção de produtos finais de uso alimentar ou químico; utilizar os resíduos agroindustriais provenientes das indústrias da região para extração de princípios ativos de interesse; diminuir as altas taxas de desperdício nas cadeias agroindustriais com o uso de técnicas de controle de qualidade ao longo das diferentes etapas do processo produtivo; solucionar problemas logísticos, envolvendo armazenagem, distribuição e balanceamento de insumos agroindustriais, usando técnicas da Pesquisa Operacional; analisar com responsabilidade sócio-ambiental a viabilidade de projetos vinculados à engenharia agroindustrial; propor soluções para o tratamento de resíduos da agroindústria; atuar em equipe; buscar constantemente formação profissional.

 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

  

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

 CC

(Máx 5,0)

2019 3 4
2017 3 2
2014 2 - -
2013 - - 4

 

AUTOAVALIAÇÃO

O realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda das 13:30 às 17:30 (UBP); Terça das 8:00 às 12:00 (UCA); Quarta das 13:30 às 17:30 (UBP); Quinta das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 (UCA).

E-mail: secretariaeqasap@furg.br

  

Coordenação Atual

Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Kessiane Silva de Moraes

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 - Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves (Coordenador) & Profa. Dra. Meritaine da Rocha (Coordenadora Adjunta)

2019-2020 - Prof. Dr. Cristiano Gautério Schmidt (Coordenador - 2019); Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves (Coordenador - 2020) & Profa. Dra. Meritaine da Rocha (Coordenadora Adjunta)

2017-2018 - Prof. Dr. Jorge Gamarra (Coordenador) & Profa. Dra. Fernanda Trombetta (Coordenadora Adjunta)

2015-2016 - Prof. Dr. Edson Cordeiro do Vale (Coordenador) & Prof. Dr. Roberto de Souza Gomes da Silva (Coordenador Adjunto)

2013-2014 - Profa. Dra. Francine da Silva Antelo & Profa. Dra. Neusa Fernandes de Moura (Coordenadora Adjunta)

2011-2012 - Prof. Dr. Marcelo da Silveira Badejo (Coordenador) & Prof. Dr. Adriano da Silva (Coordenador Adjunto)

2009-2010- Prof. Dr. Fabricio Butierres Santana (Coordenador) & Profa. Dra. Cristiane Saraiva Ogrodowski (Coordenadora Adjunta)

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!

 

 

 

 


 

SITUAÇÃO LEGAL
Aprovado pela Deliberação 030/2008 do COEPE  Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). Reconhecido pela portaria ministerial  728 de 19/12/2013.
 
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
 
Tempo mínimo – 10 semestres
Tempo máximo – 18 semestres
  

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

manhã – tarde

 

OBJETIVOS

Oferecer o curso de graduação em Engenharia Agroindustrial Agroquímica, que possibilitará a formação de um profissional apto a atuar na indústria química ligada à agroindústria: indústrias de fertilizantes, conservantes, defensivos agrícolas, papel, celulose, resinas, biocombustíveis etc.
Fomentar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à agroindústria, objetivando o uso de novas matérias primas; desenvolvimento e transferência de novos processos e novas tecnologias para a indústria.
Desenvolver o crescimento industrial e econômico da região de Santo Antônio da Patrulha.
 

PERFIL DO ALUNO

Afinidade com as Ciências e a Matemática; Disposição para atuar em equipes multidisciplinares; Criatividade; Poder de Concentração; Habilidade de leitura em língua estrangeira; Curiosidade científica; Personalidade metódica e detalhista; Espírito de liderança e pró-atividade; Capacidade de Comunicação oral e escrita; Capacidade de desenvolver raciocínio lógico.
  
 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A formação do engenheiro agroindustrial tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades, como aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia agroindustrial; analisar as matérias-primas relacionadas com a cadeia agroindustrial, com ênfase nos setores agroquímico; processar as matérias-primas agroindustriais para obtenção de produtos finais de uso  químico; utilizar os resíduos agroindustriais provenientes das indústrias da região, para extração de princípios ativos de interesse; diminuir as altas taxas de desperdício nas cadeias agroindustriais com o uso de técnicas de controle de qualidade ao longo das diferentes etapas do processo produtivo;  propor soluções em nível de gerenciamento; solucionar problemas logísticos, envolvendo armazenagem, distribuição e balanceamento de insumos agroindustriais, usando técnicas da Pesquisa Operacional; analisar com responsabilidade sócio-ambiental a viabilidade de projetos vinculados à engenharia agroindustrial; propor soluções para o tratamento de resíduos da agroindústria; atuar em equipe; buscar constantemente formação profissional.
 

 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

  

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

CC

(Máx 5,0)

2019 3 3
2014 1 -
2013 - -

 

AUTOAVALIAÇÃO

O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação:  Júlia Belolli (estagiária)

Horários: Segunda, Quarta e Quinta: turno da tarde, Terça e Quinta: turno da manhã

E-mail: secretariaeqasap@furg.br

  

Coordenação Atual

Coordenadora: Drª. Fernanda Arnhold Pagnussatt

Coordenador Adjunto: Drª. Cristina Benincá 

 

Coordenações Anteriores

2023-2023 - Prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão (Coordenador) &  Prof.ª Dr.ª Fernanda Arnhold Pagnussatt (Coordenadora Adjunta)

2021-2022 - Prof.ª Drª. Fernanda Cabral Borges (Coordenadora) & Prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão (Coordenador Adjunto)

2019-2020 - Prof.ª Dr.ª Fernanda Trombetta (Coordenadora) & Prof.Dr. Carlos Roberto de Menezes Peixoto (Coordenador adjunto)

2017-2018 - Prof.ª Dr.ª Juliana Silveira Espindola (Coordenadora) & Prof. Dr. Manoel Leonardo Martins (Coordenador adjunto)

2015-2016 - Prof. Dr. Gilber Ricardo da Rosa (Coordenador) & Prof. Dr. Jorge Gamarra (Coordenador Adjunto)

2013-2014 - Prof. Dr. Fábio Gonçalves (Coordenador) & Prof. Dr. Gilber Ricardo da Rosa (Coordenador adjunto)

2011-2012 - Prof. Dr. Marcelo Badejo (Coordenador) & Prof. Dr. Adriano Silva (Coordenador Pro-tempore) 

2009-2010- Prof. Dr. Fabrício Butierres Santana (Coordenador) & Prof.ª Dr.ª Cristiane Saraiva Ogrodwisk  (Coordenadora Adjunta) 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!

 

 

 

 

 

SITUAÇÃO LEGAL

Autorizado pala resolução  064/2009, Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). Reconhecido pela portaria ministerial 589 de 22/10/2014.

  

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 10 semestres
Tempo máximo – 18 semestres
 

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

manhã – tarde

 
OBJETIVOS
 
Formar engenheiros com conhecimento dos processos industriais biotecnológicos aplicados ao planejamento, desenvolvimento e gestão de bioprocessos e com capacidade de integrar as dimensões social, ética, ecológica, econômica, cultural e científica. 

Interagir, de maneira ativa e interdisciplinar, com a sociedade na identificação de problemas relacionados aos fluxos de matéria e energia que tenham origem biotecnológica nos sistemas de produção, propondo e desenvolvendo pesquisas capazes de gerar soluções para desenvolvimento nacional e regional sustentável.

 
PERFIL DO EGRESSO

O Engenheiro Bioquímico formado pela FURG deverá possuir capacidade de inovação social, com formação técnica e científica sistêmica, que o capacite a atuar coletivamente de forma ética, crítica e com responsabilidade social e ambiental em atividades ligadas aos processos industriais da biotecnologia, propondo e gerando soluções para o desenvolvimento nacional e regional sustentável.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A formação integral pretendida para os estudantes de Engenharia Bioquímica da FURG não se reduz ao saber técnico necessário, e indispensável, para saber fazer bem o que lhe será de competência profissional. Compreende um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de várias instâncias que promovem o desenvolvimento das capacidades técnicas aliadas a uma sólida base humanística, articulados de maneira que seus egressos apresentem sólida formação técnica e científica para desenvolver atividades ligadas aos processos biotecnológicos industriais; raciocínio lógico, crítico e abstrato; conjugar os conhecimentos das ciências da engenharia aos da biotecnologia para o planejamento e gestão de sistemas e processos produtivos; atitudes proativas que viabilizem o compromisso institucional do curso com a sociedade e atuação em atividades de pesquisa e desenvolvimento de biossistemas e bioprocessos; condução de experimentos biológicos e interpretar os resultados obtidos, podendo modelar e simular o biossistema; produção, aprimoramento e divulgação de processos e produtos biotecnológicos.

 
 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

  

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

CC

(Máx 5,0)

2019 3 2
2014 2 - 5

 

AUTOAVALIAÇÃO

O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -  

E-mail:

  

Coordenação Atual

Coordenadora: 

Coordenador Adjunto: 

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 -  (Coordenador) &  (Coord. Adjunto)

2019-2020 -  

2017-2018 - 

2015-2016 - 

2013-2014 - 

2011-2012 - 

2009-2010- 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!

 

 

 

SITUAÇÃO LEGAL
Autorizado pela resolução 34 de 01/09/1978. Reconhecido pela Portaria Ministerial 810, de 17/10/85, publicada no DOU de 18/10/85.
 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 10 semestres

Tempo máximo – 18 semestres

 
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

manhã – tarde

 

OBJETIVO

O propósito do curso de Engenharia de Alimentos é formar um profissional capaz de desempenhar com prioridade as atividades de Engenharia aplicadas à indústria de alimentos. Com esse objetivo, a FURG implantou em 1979 o curso de Engenharia de Alimentos, reconhecido pelo Governo Federal em 17/10/85, tendo seu currículo definido através das Resoluções nº 48/76 e n.º 52/76 do CFE.
 

PERFIL DO ALUNO

A Engenharia de Alimentos requer raciocínio abstrato, aptidão numérica e verbal, sociabilidade e interesse por atividades científicas nas áreas de química biológica e tecnologia.
O engenheiro de alimentos é o profissional capacitado para atuar em diversas áreas de uma indústria de alimentos, como produção, controle de qualidade, planejamento e projeto industrial, gerenciamento e administração, fiscalização de alimentos e bebidas, marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento de seus produtos, montagem, consultoria e outras.
Essa capacitação fundamenta-se principalmente em dois aspectos: uma profunda compreensão das matérias-primas e dos processos a utilizar na transformação, acondicionamento e conservação dos produtos alimentícios. Para isso, o engenheiro de alimentos deve conhecer a composição dos alimentos, causas de deterioração, reações com o ambiente e as que ocorrem entre seus constituintes.
O engenheiro de alimentos tem conhecimentos que lhe permitem o uso racional da ciência, técnica e engenharia dos alimentos, de modo a minimizar as barreiras entre produtos alimentícios e consumidores. Portanto, apresenta condições para minimizar custos e maximizar a qualidade dos produtos alimentícios industrializados.
 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O profissional engenheiro de alimentos possui as seguintes atribuições profissionais legais: assistência, assessoria e consultoria; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; condução de trabalho técnico; desempenho de cargo e função técnica; direção de obra e serviço técnico; elaboração de orçamento; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; estudo de viabilidade técnico-econômica; estudo, planejamento, projeto e especificação; execução de desenho técnico; execução de instalação, montagem e reparo; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; operação e manutenção de equipamento e instalação; padronização, mensuração e controle de qualidade; produção técnica e especializada; supervisão, coordenação e orientação técnica; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

Além disso, o engenheiro de alimentos possui habilidades para inserir-se nas seguintes áreas de atuação: armazenagem, consultoria, controle de qualidade, equipamentos, gerenciamento e administração, manutenção, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, planejamento e projeto industrial, projeto e dimensionamento de equipamentos e processos, setor de marketing e vendas.
 
 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

  

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

 CC

(Máx 5,0)

2019 3 3
2017 4 3
2014 3 -
2011 3 -
2008 2 2
2005 3 4 -

 

AUTOAVALIAÇÃO

O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -  Prédio da Escola de Química e Alimentos

E-mail:

  

Coordenação Atual

Coordenadora: 

Coordenador Adjunto: 

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 -  (Coordenador) &  (Coord. Adjunto)

2019-2020 -  

2017-2018 - 

2015-2016 - 

2013-2014 - 

2011-2012 - 

2009-2010- 

2007-2008 - 

2005-2006 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!

 

 

 

 

 

 

SITUAÇÃO LEGAL

Autorizado por decreto 37378 de 24/05/1955. Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). Reconhecido pelo decreto 6459 de 18/07/1959.

 

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 10 semestres

Tempo máximo – 18 semestres

 

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

manhã – tarde

 

OBJETIVOS

A Engenharia Química abrange a criação, o desenvolvimento, o projeto, a implantação, a operação e o controle de processos e equipamentos envolvidos na transformação da matéria-prima em produtos, bens e serviços.

Essas transformações podem ser de estado, de energia, de composição ou de estrutura. Assim, a Engenharia Química é multidisciplinar, envolvendo: Química, Física, Biologia, Matemática, Economia, Informática, Automação,  Administração, Planejamento, Meio Ambiente e Relações Humanas.

 

PERFIL DO ALUNO

-Afinidade com as Ciências e a Matemática;

-Disposição para atuar em equipes multidisciplinares;

-Criatividade;

-Poder de Concentração;

-Habilidade de leitura em língua estrangeira;

-Curiosidade científica;

-Personalidade metódica e detalhista;

-Espírito de liderança e pró-atividade;

-Capacidade de comunicação oral e escrita;

-Capacidade de desenvolver raciocínio lógico.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Atuação em diversos ramos das indústrias de processos químicos baseadas na extração, separação, combinação e uso de produtos e subprodutos químicos, como: fertilizantes, catalisadores, gases industriais, tintas, vernizes, lacas, pigmentos e corantes, petroquímicos, polímeros, plásticos, resinas sintéticas, papel, produtos de borracha, sabões, detergentes, perfumes, óleos, gorduras, fibras sintéticas, têxteis, biocombustíveis, entre outras.

As áreas de atuação profissional do engenheiro químico são: projeto; processo; produção; pesquisa e desenvolvimento; tecnologia; meio ambiente e segurança; vendas; consultoria econômica, financeira e jurídica.

A Engenharia Química está envolvida na pesquisa e no desenvolvimento de novos setores: química fina; engenharia biomédica, biotecnologia; informática; ciência dos materiais; ciências do ambiente, etc.

 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso de Química Licenciaura reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

  

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

 CC

(Máx 5,0)

2019 3 3
2017 4 4
2014 2 -
2011 2 -
2008 3 3
2005 4 4
2003 C -
2002 C -
2001 A -
2000 B -
1999 C -
1998 C -
1997 C -  -

 

AUTOAVALIAÇÃO

O realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -  Prédio da Escola de Química e Alimentos

E-mail:

  

Coordenação Atual

Coordenadora: 

Coordenador Adjunto: 

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 -  (Coordenador) &  (Coord. Adjunto)

2019-2020 -  

2017-2018 - 

2015-2016 - 

2013-2014 - 

2011-2012 - 

2009-2010- 

2007-2008 - 

2005-2006 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!

 

 

 


 

SITUAÇÃO LEGAL

O atual curso de Química Licenciatura é ao longo de sua história, resultado uma série de reformulações na busca de atingir o cerne do problema: a melhoria da formação de professores de Ciências e de Química. A sua origem na FURG remonta ao curso de Ciências – Licenciatura de curta duração. Reconhecido pelo Decreto nº 738/8, de 12/03/1974, publicado no DOU de 12/03/1974, e pela Portaria Ministerial n.º 488/80, de 18/9/1980, publicada no DOU de 22/09/1980.

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 8 semestres

Tempo máximo – 14 semestres

 

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

Integral

 

OBJETIVOS

- Oportunizar a formação de profissionais docentes em Química articulados com os problemas atuais da sociedade, com uma sólida formação teórica e prática e habilidades específicas para atuar na área de educação e ensino, ​consultoria, pesquisa e desenvolvimento, ​assim como, para prosseguir estudos em nível de pós-graduação;

- Busca desenvolver a capacidade de interpretar a realidade em que estamos inseridos, em seus aspectos sociais e políticos e em suas relações com a aplicação pedagógica do conhecimento da Química e áreas afins.

 

PERFIL DO ALUNO

Interesse pela Química e Ciências;

Motivação para aprendizagem;

Compreensão da importância do educador na sociedade;

Disposição para refletir sobre suas concepções de ensino, aprendizagem, natureza da ciência e dos objetivos do ensino;

Interesse em atividades de pesquisa;

Gosto pela leitura e facilidade de comunicação oral e escrita.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 O profissional Licenciado em Química poderá exercer a docência na rede de educação básica e tecnológica. Além disso, o profissional poderá atuar em diversos setores da sociedade, com a ​capacidade de acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos, bem como saber trabalhar em equipe, ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química como consultorias, podendo atuar em laboratórios de análise, pequenas indústrias, e principalmente em atividades que relacionam ensino, pesquisa e desenvolvimento.

 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso de Química Licenciaura reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

CC

(Máx 5,0)

2021 5 -
2017 4 3
2014 2 -
2011 3 -
2008 3 2
2005 3 3
2003 E -
2002 A -
2001 A -
2000 C - -

 

 

  

AUTOAVALIAÇÃO

O Curso de Química Licenciatura realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

Aqui você encontra o plano de ação da coordenação atual: CLIQUE AQUI

 

ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS

O Curso de Química realiza dentro da sua autoavaliação o acompanhamento de egressos. Abaixo temois o mapa de localização de nossos discentes que formaram-se entre os anos de 2010 a 2023.

 

 

 

Ainda na Figura abaixo, deste mesmo perído pode-se encontrar o gráfico de atuação dos egressos do curso

 

 

ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES

Nessa sessão encontra-se a plataforma de oportunidades de estágios obrigatórios e não obrigatórios pata estudantes dos curso de Química Licenciatura da FURG. Esta inciativa tem como objetivo auxiliar o estudante a encontrar empresas e escolas que estão dispostos a receber estagiários. Esta plataforma foi desenvolvida e é mantida e atualiazada pela coordenação do Núcleo de Química da Escola de Química e Alimentos. Anualmente as informações são inseridas e atualizadas.

Se sua empresa tem portunidades para nossos estudantes nos nos deixe saber pelo e-mail: ccquimic@furg.br. Discente, se você esta realizando, ou realizou estágio em alguma empresa ou escola, informe sua coordenação.

As empresas e escolas marcadas no mapa abaixo estão disponíveis para estágios e convênios com estudantes dos cursos de Química. Ao clicar nos marcadores, informações destas empresas, como sua localização, contato e website serão exibidos, assim como demais informações fornecidas no período de atualização. Ao clicar no botão [  ] do canto direito do mapa, a vizualização em tela cheia mostrará a lista de empresas. 

Caro discente, antes de entrar em contato com a empresa ou escola, procure seu coordenador para entender o processo de registro de estágio na Universidade. As coordenações dos cursos de Química dispõe de uma carta de apresentação para o seu primeiro contato com a empresa ou escola.

 

 

 

Desenvolvido por Kewin Jones de Castro

 

  

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação

Segunda a Sexta atendimento presencial das 8 as 17 horas -  Prédio da Escola de Química e Alimentos - Campus Carreiros

ou pelo e-mail ccquimic@furg.br

 

Horários de atendimento da coordenação na sala de permanência da coordenadora Vanessa Gervini, na EQA:
segundas-feiras: 16h30min às 17h30min
sextas-feiras: 8h30min às 11h00min.
ou sempre pelo email: v5carratu@yahoo.com.br

 

  

Coordenação Atual

Coordenadora:  Profª. Vanessa Carratu Gervini

Coordenador Adjunto:  Profº Leandro Bresolin

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 - Profª.Jaqueline Ritter (Coordenadora) & Profª. Vanessa Carratu Gervini (Coord. Adjunta)

2019-2020 -  Prof. Felipe Kessler (Coordenador) &   Profª.Jaqueline Ritter (Coord. Adjunta)

2017-2018 - Profª. Aline Dorneles (Coordenadora) & Prof. Felipe Kessler (Coord. Adjunto)

2015-2016 - Profª. Vania Rodrigues de Lima (Coordenadora) &  Profª. Aline Dorneles (Coord. Adjunta)

2013-2014 - Prof. Moacir Langoni de Souza (Coordenador) &   Profª. Vania Rodrigues de Lima (Coord. Adjunta)

2011-2012 - Prof. Ednei Gilberto Primel  (Coordenador) & Prof. Moacir Langoni de Souza (Coord. Adjunto)

2010-2010 - Prof. Moacir Langoni de Souza (Coordenador) & Prof. Ednei Gilberto Primel  (Coord. Adjunto)

2009-2009 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) &  Profª. Vanessa Santana Carratú (Coord. Adjunta)

2007-2008 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) &  Profª. Vanessa Santana Carratú (Coord. Adjunta)

2005-2006 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) &  Prof. Moacir Langoni de Souza (Coord. Adjunto)

         2004 - Prof. Luiz Carlos Schimitz (Coordenador) &  Prof. Moacir Langoni de Souza (Coord. Adjunto)

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

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SITUAÇÃO LEGAL

Deliberação N° 67/2009 COEPEA de 7 de agosto de 2009 e  Reconhecido pela Portaria 1098 de 24/12/2015 publicado no D.O.U. de 28/12/2015.

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:

 Tempo mínimo – 8 semestres
 Tempo máximo – 14 semestres
 

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

Integral

 
OBJETIVOS
 
O Curso tem como objetivo principal formar um profissional de Química cujo perfil esteja sintonizado com as necessidades da sociedade e que seja capaz de lidar com os desafios propostos pelo mercado de trabalho de acordo com as diretrizes nacionais. Para sustentar estas diretrizes e promover um contínuo desenvolvimento dentro da estrutura da sociedade, os cursos de Química Bacharelado atuam com a filosofia de formar profissionais capazes de atuar em pesquisa e tecnologia.
   

PERFIL DO EGRESSO

O Bacharel em Química deverá possuir uma formação generalista com pleno domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, possibilitando sua atuação nos campos das atividades sócio-econômicas que envolvam a transformação da matéria; capacidade de aplicar o conhecimento químico de forma segura e responsável na implementação de processos industriais, na produção de substâncias, etc., preservando o meio ambiente e respeitando o direito à vida e o bem estar dos cidadãos; capacidade de acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos; saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa; ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química e acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas, como forma de garantir a qualidade dos serviços prestados e de adaptar-se à dinâmica do mercado de trabalho.

 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Para uma formação que possibilite o pleno exercício de suas atribuições profissionais, o Bacharel em Química deve possuir um conhecimento sólido e abrangente na área de atuação da Química, em Processos e Operações Industriais e em áreas correlatas, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos; possuir habilidade suficiente em Matemática para compreender conceitos de Química e de Física, para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados e modelos quantitativos de previsão, com o objetivo de entender modelos probabilísticos teóricos, no sentido de organizar, descrever, arranjar e interpretar resultados experimentais, inclusive com auxílio de métodos computacionais e possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -  Prédio da Escola de Química e Alimentos

E-mail: ccquimic@furg.br

 

Coordenação Atual

Coordenador:  Prof. Marcos Alexandre Gelesky

Coordenador Adjunto: Prof. Alex Fabiani Claro Flores

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 - Prof. Juliano Rosa de Menezes Vicenti (Coordenador) & Prof. Marcos Alexandre Gelesky (Coord. Adjunto)

2019-2020 -  Profª. Rosilene Maria Clementin (Coordenadora) &  Prof. Juliano Rosa de Menezes Vicenti (Coord. Adjunto)

2017-2018 - Prof. Rodolfo Carapelli (Coordenador) & Profª. Rosilene Maria Clementin (Coord. Adjunta 2018) Prof. Tito R. S. Cadaval Jr. (Coord. Adjunto 2017)

2015-2016 - Prof. Paulo Henrique Beck (Coordenador) &  Prof. Rodolfo Carapelli  (Coord. Adjunto)

2013-2014 - Prof. Paulo Henrique Beck (Coordenador) &  Profª. Carla Weber Scheeren (Coord. Adjunta)

2011-2012 - Prof. Leandro Bresolin (Coordenador) &Profª. Sabrina M adruga Nobre  (Coord. Adjunta)

2010 - Prof. Leandro Bresolin (Coordenador) & Profª. Sabrina Madruga Nobre (Coord. Adjunta)

 

AVALIAÇÕES NACIONAIS

O curso de Química Bacharelado reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

 CC

(Máx 5,0)

2021 3 5
2017
2014
2013 -  4

 

AUTOAVALIAÇÃO

O Curso de Química Bacharelado realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES

Nessa sessão encontra-se a plataforma de oportunidades de estágios obrigatórios e não obrigatórios pata estudantes do curso de Química Bacharelado da FURG. Esta inciativa tem como objetivo auxiliar o estudante a encontrar empresas e escolas que estão dispostos a receber estagiários. Esta plataforma foi desenvolvida e é mantida e atualiazada pela coordenação do Núcleo de Química da Escola de Química e Alimentos. Anualmente as informações são inseridas e atualizadas.

Se sua empresa tem portunidades para nossos estudantes nos nos deixe saber pelo e-mail: ccquimic@furg.br. Discente, se você esta realizando, ou realizou estágio em alguma empresa ou escola, informe sua coordenação.

As empresas e escolas marcadas no mapa abaixo estão disponíveis para estágios e convênios com estudantes dos cursos de Química. Ao clicar nos marcadores, informações destas empresas, como sua localização, contato e website serão exibidos, assim como demais informações fornecidas no período de atualização. Ao clicar no botão [  ] do canto direito do mapa, a vizualização em tela cheia mostrará a lista de empresas. 

Caro discente, antes de entrar em contato com a empresa ou escola, procure seu coordenador para entender o processo de registro de estágio na Universidade. As coordenações dos cursos de Química dispõe de uma carta de apresentação para o seu primeiro contato com a empresa ou escola.

 

 

 

Desenvolvido por Kewin Jones de Castro

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

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RESOLUÇÃO COEPEA/FURG N° 97, DE 25 DE AGOSTO DE 2023

 

Coordenação 2023/2024 (pró-tempore)

Coordenadora: Profa. Dra. Kessiane Silva de Moraes

Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Fábio Ferreira Gonçalves

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda das  8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 (UBP); Quarta das 13:30 às 17:30 (UCA); Quinta das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 (UCA).

E-mail: secretariaeqasap@furg.br

 

Objetivo: formar profissionais qualificados para atuar na indústria de alimentos e bebidas, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos necessários para garantir a qualidade, segurança, processamento, armazenamento e inovações tecnológicas na área de alimentos, aprimorando os processos tradicionais de produção e industrialização.

 

Área de atuação: os profissionais podem atuar na indústria de alimentos, no desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade, segurança de alimentos, gestão de processos, otimização de produção; prestação de serviços de consultoria; laboratórios de análise físico-químicas e microbiológicas; institutos, centros de pesquisa, instituições de ensino; e ainda no setor público, atuando em órgãos de vigilância sanitária, inspeção de alimentos e regulamentação.

 

Perfil do profissional: profissionais com conhecimento técnico para gerenciamento e execução de processos de beneficiamento, processamento e controle de qualidade em alimentos e bebidas, análises químicas, microbiológicas, sensoriais, toxicológicas e ambientais; desenvolvimento de produtos; habilidade para colaborar com equipes multidisciplinares, com compromisso com a ética profissional e o desenvolvimento sustentável do setor.

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

 

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ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação: estagiária Júlia Belolli

Horários: Segunda, Quarta e Quinta: turno da  tarde, Segunda e Quinta: turno da manhã  

E-mail: secretariaeqasap@furg.br

 

 Gestão 2023-2024 (Pró-tempore)

  • Dra. Fernanda Arnhold Pagnussatt (Coordenadora)
  • Dra. Cristina Benincá (Coordenadora Adjunta)

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR