Nossa missão é promover a educação superior e a produção do conhecimento, integrado no ensino, na pesquisa e na extensão, no domínio da Química e Alimentos e áreas correlatas, visando o progresso científico, tecnológico, cultural e socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e democratização do conhecimento, respeitando a sua filosofia e estando em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG.

A partir de 2008 o antigo Departamento de Química da FURG passou a chamar-se Escola de Química e Alimentos (EQA), em uma proposta de integração entre os cursos das áreas de Química, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

Na  graduação a EQA possui grande diversidade atuando na formação de recursos humanos nas áreas das engenharias, das exatas e também das licenciaturas. O curso de de Engenharia Química originou-se do curso de Engenharia Industrial - modalidade Química da Escola de Engenharia Industrial de Rio Grande, que funcionou regularmente até 1977, quando foi transformado em curso de Engenharia Química. O curso de Química Licenciatura foi criado a partir do curso de Ciências-Licenciatura Curta Duração que foi reconhecido em 1974, reformulado em 1979 como curso de Licenciatura em Ciências – habilitação em Química e implantado desde 2004 com Química Licenciatura. O curso de Engenharia de Alimentos teve início em 1979, tendo em vista o considerável avanço da tecnologia de produção de alimentos brasileira. Em 2008 foram criados os cursos de Engenharia Agroindustrial Agroquímica e Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias no Campus em Santo Antônio da Patrulha. Estes cursos iniciaram em 2009, consequência da expansão da educação superior que contou com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Ainda em 2009 em decorrência do REUNI, foram criados os cursos de Engenharia Bioquímica e Química Bacharelado, aos quais são oferecidos no campus Carreiros em Rio Grande. A EQA também é responsável pelo oferecimento da totalidade de disciplinas de formação básica para os demais cursos da Universidade, atendendo um total de 19 cursos de graduação e uma média anual de 2900 discentes.

Na pós-graduação vários cursos são oferecidos dentro das áreas afins. Em 1996 foi criado o curso de mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos e posteriormente em 2004 o doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos, atualmente ambos os cursos fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPGECA). Em 2006 foi criado ocurso de mestrado em Química Tecnológica em Ambiental e em 2012 o curso de doutorado em Química, sendo atualmente ambos os cursos compões o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA). Ainda em 2012 o curso de mestrado em Engenharia Química foi criado, parte do atual Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). No campus de SAP foi criado em 2016 o cursos de Especialização em Qualidade e Segurança de Alimentos e em 2020 o curso de mestrado em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA). A EQA ainda atua em cursos de Pós-Graduação multi-unidades como o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química, Vida e Saúde (PPGECQCS).

As linhas de pesquisa da EQA são: Química Analítica Ambiental, Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação Biológica e Tecnológica de Compostos Orgânicos, Síntese, Isolamento, Caracterização e Aplicação de Compostos Inorgânicos, Preparação, Caracterização Físico-Química e Aplicação de Materiais e Desenvolvimento de Modelos Moleculares, Bioprocessos em Alimentos, Caracterização e Valoração de Recursos do Ecossistema Costeiro, Engenharia de Processos, Processos Químicos e Biotecnológicos, Termofluidodinâmica, Desenvolvimento de Processos Agroindustriais e Dinâmica de Sistemas Agroindustriais.

Através destes cursos e linhas de pesquisa, a FURG e a EQA buscam promover o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação contribuindo com o desenvolvimento da sociedade, promovendo a educação plena para o desenvolvimento humano, capacitando profissionais para atuação na área de educação, ciência, tecnologia, meio ambiente e inovação.