SITUAÇÃO LEGAL

Autorizado pala resolução  064/2009, Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). Reconhecido pela portaria ministerial 589 de 22/10/2014.

  

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Tempo mínimo – 10 semestres
Tempo máximo – 18 semestres
 

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

manhã – tarde

 
OBJETIVOS
 
Formar engenheiros com conhecimento dos processos industriais biotecnológicos aplicados ao planejamento, desenvolvimento e gestão de bioprocessos e com capacidade de integrar as dimensões social, ética, ecológica, econômica, cultural e científica. 

Interagir, de maneira ativa e interdisciplinar, com a sociedade na identificação de problemas relacionados aos fluxos de matéria e energia que tenham origem biotecnológica nos sistemas de produção, propondo e desenvolvendo pesquisas capazes de gerar soluções para desenvolvimento nacional e regional sustentável.

 
PERFIL DO EGRESSO

O Engenheiro Bioquímico formado pela FURG deverá possuir capacidade de inovação social, com formação técnica e científica sistêmica, que o capacite a atuar coletivamente de forma ética, crítica e com responsabilidade social e ambiental em atividades ligadas aos processos industriais da biotecnologia, propondo e gerando soluções para o desenvolvimento nacional e regional sustentável.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A formação integral pretendida para os estudantes de Engenharia Bioquímica da FURG não se reduz ao saber técnico necessário, e indispensável, para saber fazer bem o que lhe será de competência profissional. Compreende um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de várias instâncias que promovem o desenvolvimento das capacidades técnicas aliadas a uma sólida base humanística, articulados de maneira que seus egressos apresentem sólida formação técnica e científica para desenvolver atividades ligadas aos processos biotecnológicos industriais; raciocínio lógico, crítico e abstrato; conjugar os conhecimentos das ciências da engenharia aos da biotecnologia para o planejamento e gestão de sistemas e processos produtivos; atitudes proativas que viabilizem o compromisso institucional do curso com a sociedade e atuação em atividades de pesquisa e desenvolvimento de biossistemas e bioprocessos; condução de experimentos biológicos e interpretar os resultados obtidos, podendo modelar e simular o biossistema; produção, aprimoramento e divulgação de processos e produtos biotecnológicos.

 
 

CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC

O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

  

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

CC

(Máx 5,0)

2019 3 2
2014 2 - 5

 

AUTOAVALIAÇÃO

O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -  

E-mail:

  

Coordenação Atual

Coordenadora: 

Coordenador Adjunto: 

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 -  (Coordenador) &  (Coord. Adjunto)

2019-2020 -  

2017-2018 - 

2015-2016 - 

2013-2014 - 

2011-2012 - 

2009-2010- 

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!