SITUAÇÃO LEGAL

Deliberação N° 67/2009 COEPEA de 7 de agosto de 2009 e  Reconhecido pela Portaria 1098 de 24/12/2015 publicado no D.O.U. de 28/12/2015.

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:

 Tempo mínimo – 8 semestres
 Tempo máximo – 14 semestres
 

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO

Integral

 
OBJETIVOS
 
O Curso tem como objetivo principal formar um profissional de Química cujo perfil esteja sintonizado com as necessidades da sociedade e que seja capaz de lidar com os desafios propostos pelo mercado de trabalho de acordo com as diretrizes nacionais. Para sustentar estas diretrizes e promover um contínuo desenvolvimento dentro da estrutura da sociedade, os cursos de Química Bacharelado atuam com a filosofia de formar profissionais capazes de atuar em pesquisa e tecnologia.
   

PERFIL DO EGRESSO

O Bacharel em Química deverá possuir uma formação generalista com pleno domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, possibilitando sua atuação nos campos das atividades sócio-econômicas que envolvam a transformação da matéria; capacidade de aplicar o conhecimento químico de forma segura e responsável na implementação de processos industriais, na produção de substâncias, etc., preservando o meio ambiente e respeitando o direito à vida e o bem estar dos cidadãos; capacidade de acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos; saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa; ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química e acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas, como forma de garantir a qualidade dos serviços prestados e de adaptar-se à dinâmica do mercado de trabalho.

 
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Para uma formação que possibilite o pleno exercício de suas atribuições profissionais, o Bacharel em Química deve possuir um conhecimento sólido e abrangente na área de atuação da Química, em Processos e Operações Industriais e em áreas correlatas, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos; possuir habilidade suficiente em Matemática para compreender conceitos de Química e de Física, para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados e modelos quantitativos de previsão, com o objetivo de entender modelos probabilísticos teóricos, no sentido de organizar, descrever, arranjar e interpretar resultados experimentais, inclusive com auxílio de métodos computacionais e possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos.

 

ATENDIMENTO

Secretaria de Graduação - Segunda a Sexta -  Prédio da Escola de Química e Alimentos

E-mail: ccquimic@furg.br

 

Coordenação Atual

Coordenador:  Prof. Marcos Alexandre Gelesky

Coordenador Adjunto: Prof. Alex Fabiani Claro Flores

 

Coordenações Anteriores

2021-2022 - Prof. Juliano Rosa de Menezes Vicenti (Coordenador) & Prof. Marcos Alexandre Gelesky (Coord. Adjunto)

2019-2020 -  Profª. Rosilene Maria Clementin (Coordenadora) &  Prof. Juliano Rosa de Menezes Vicenti (Coord. Adjunto)

2017-2018 - Prof. Rodolfo Carapelli (Coordenador) & Profª. Rosilene Maria Clementin (Coord. Adjunta 2018) Prof. Tito R. S. Cadaval Jr. (Coord. Adjunto 2017)

2015-2016 - Prof. Paulo Henrique Beck (Coordenador) &  Prof. Rodolfo Carapelli  (Coord. Adjunto)

2013-2014 - Prof. Paulo Henrique Beck (Coordenador) &  Profª. Carla Weber Scheeren (Coord. Adjunta)

2011-2012 - Prof. Leandro Bresolin (Coordenador) &Profª. Sabrina M adruga Nobre  (Coord. Adjunta)

2010 - Prof. Leandro Bresolin (Coordenador) & Profª. Sabrina Madruga Nobre (Coord. Adjunta)

 

AVALIAÇÕES NACIONAIS

O curso de Química Bacharelado reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IDD

(Máx 5,0)

 CC

(Máx 5,0)

2021 3 5
2017
2014
2013 -  4

 

AUTOAVALIAÇÃO

O Curso de Química Bacharelado realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.

 

ESTÁGIOS CURRICULARES E NÃO CURRICULARES

Nessa sessão encontra-se a plataforma de oportunidades de estágios obrigatórios e não obrigatórios pata estudantes do curso de Química Bacharelado da FURG. Esta inciativa tem como objetivo auxiliar o estudante a encontrar empresas e escolas que estão dispostos a receber estagiários. Esta plataforma foi desenvolvida e é mantida e atualiazada pela coordenação do Núcleo de Química da Escola de Química e Alimentos. Anualmente as informações são inseridas e atualizadas.

Se sua empresa tem portunidades para nossos estudantes nos nos deixe saber pelo e-mail: ccquimic@furg.br. Discente, se você esta realizando, ou realizou estágio em alguma empresa ou escola, informe sua coordenação.

As empresas e escolas marcadas no mapa abaixo estão disponíveis para estágios e convênios com estudantes dos cursos de Química. Ao clicar nos marcadores, informações destas empresas, como sua localização, contato e website serão exibidos, assim como demais informações fornecidas no período de atualização. Ao clicar no botão [  ] do canto direito do mapa, a vizualização em tela cheia mostrará a lista de empresas. 

Caro discente, antes de entrar em contato com a empresa ou escola, procure seu coordenador para entender o processo de registro de estágio na Universidade. As coordenações dos cursos de Química dispõe de uma carta de apresentação para o seu primeiro contato com a empresa ou escola.

 

 

 

Desenvolvido por Kewin Jones de Castro

 

 

PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR

Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!