SITUAÇÃO LEGAL
Aprovado pela Deliberação 030/2008 do COEPE Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). Reconhecido pela portaria ministerial 728 de 19/12/2013.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Tempo mínimo – 10 semestres
Tempo máximo – 18 semestres
TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO
manhã – tarde
OBJETIVOS
Oferecer o curso de graduação em Engenharia Agroindustrial Agroquímica, que possibilitará a formação de um profissional apto a atuar na indústria química ligada à agroindústria: indústrias de fertilizantes, conservantes, defensivos agrícolas, papel, celulose, resinas, biocombustíveis etc.
Fomentar o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à agroindústria, objetivando o uso de novas matérias primas; desenvolvimento e transferência de novos processos e novas tecnologias para a indústria.
Desenvolver o crescimento industrial e econômico da região de Santo Antônio da Patrulha.
PERFIL DO ALUNO
Afinidade com as Ciências e a Matemática; Disposição para atuar em equipes multidisciplinares; Criatividade; Poder de Concentração; Habilidade de leitura em língua estrangeira; Curiosidade científica; Personalidade metódica e detalhista; Espírito de liderança e pró-atividade; Capacidade de Comunicação oral e escrita; Capacidade de desenvolver raciocínio lógico.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A formação do engenheiro agroindustrial tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício de competências e habilidades, como aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia agroindustrial; analisar as matérias-primas relacionadas com a cadeia agroindustrial, com ênfase nos setores agroquímico; processar as matérias-primas agroindustriais para obtenção de produtos finais de uso químico; utilizar os resíduos agroindustriais provenientes das indústrias da região, para extração de princípios ativos de interesse; diminuir as altas taxas de desperdício nas cadeias agroindustriais com o uso de técnicas de controle de qualidade ao longo das diferentes etapas do processo produtivo; propor soluções em nível de gerenciamento; solucionar problemas logísticos, envolvendo armazenagem, distribuição e balanceamento de insumos agroindustriais, usando técnicas da Pesquisa Operacional; analisar com responsabilidade sócio-ambiental a viabilidade de projetos vinculados à engenharia agroindustrial; propor soluções para o tratamento de resíduos da agroindústria; atuar em equipe; buscar constantemente formação profissional.
CONCEITOS OBTIDOS NAS AVALIAÇÕES PROMOVIDAS PELO MEC
O curso reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) , o Conceito do Curso (CC) e o Indicador de Diferença entre Desempenhos (IDD).
Ano |
ENADE
(Máx 5,0)
|
IDD
(Máx 5,0)
|
CC
(Máx 5,0)
|
2019 |
3 |
3 |
- |
2014 |
1 |
- |
- |
2013 |
- |
- |
4 |
AUTOAVALIAÇÃO
O curso realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.
ATENDIMENTO
Secretaria de Graduação: Júlia Belolli (estagiária)
Horários: Segunda, Quarta e Quinta: turno da tarde, Terça e Quinta: turno da manhã
E-mail: secretariaeqasap@furg.br
Coordenação Atual
Coordenadora: Drª. Fernanda Arnhold Pagnussatt
Coordenador Adjunto: Drª. Cristina Benincá
Coordenações Anteriores
2023-2023 - Prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão (Coordenador) & Prof.ª Dr.ª Fernanda Arnhold Pagnussatt (Coordenadora Adjunta)
2021-2022 - Prof.ª Drª. Fernanda Cabral Borges (Coordenadora) & Prof. Dr. Marcelo Escobar Aragão (Coordenador Adjunto)
2019-2020 - Prof.ª Dr.ª Fernanda Trombetta (Coordenadora) & Prof.Dr. Carlos Roberto de Menezes Peixoto (Coordenador adjunto)
2017-2018 - Prof.ª Dr.ª Juliana Silveira Espindola (Coordenadora) & Prof. Dr. Manoel Leonardo Martins (Coordenador adjunto)
2015-2016 - Prof. Dr. Gilber Ricardo da Rosa (Coordenador) & Prof. Dr. Jorge Gamarra (Coordenador Adjunto)
2013-2014 - Prof. Dr. Fábio Gonçalves (Coordenador) & Prof. Dr. Gilber Ricardo da Rosa (Coordenador adjunto)
2011-2012 - Prof. Dr. Marcelo Badejo (Coordenador) & Prof. Dr. Adriano Silva (Coordenador Pro-tempore)
2009-2010- Prof. Dr. Fabrício Butierres Santana (Coordenador) & Prof.ª Dr.ª Cristiane Saraiva Ogrodwisk (Coordenadora Adjunta)
PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR
Prezado discente, recomendamos fortemente a leitura do PPC dos seu curso, neste arquivo você encontrará informações preciosas!