O atual curso de Química Licenciatura é ao longo de sua história, resultado uma série de reformulações na busca de atingir o cerne do problema: a melhoria da formação de professores de Ciências e de Química. A sua origem na FURG remonta ao curso de Ciências – Licenciatura de curta duração, reconhecido pelo decreto 738/8 de 12 de março de 1974.

 

Objetivos

O curso de Química Licenciatura tem como objetivos:

- Oportunizar a formação de profissionais docentes em Química articulados com os problemas atuais da sociedade, com uma sólida formação teórica e prática e habilidades específicas para atuar na área de educação e ensino, ​consultoria, pesquisa e desenvolvimento, ​assim como, para prosseguir estudos em nível de pós-graduação;

- Busca desenvolver a capacidade de interpretar a realidade em que estamos inseridos, em seus aspectos sociais e políticos e em suas relações com a aplicação pedagógica do conhecimento da Química e áreas afins.

 

 Área de atuação

 O profissional Licenciado em Química poderá exercer a docência na rede de educação básica e tecnológica. Além disso, o profissional poderá atuar em diversos setores da sociedade, com a ​capacidade de acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos, bem como saber trabalhar em equipe, ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química como consultorias, podendo atuar em laboratórios de análise, pequenas indústrias, e principalmente em atividades que relacionam ensino, pesquisa e desenvolvimento.

 

 Avaliações Nacionais 

O curso de Química Licenciaura reconhece como avaliações oficiais os índices divulgados pelo Ministério da Educação, sendo eles o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o Indice Geral de Cursos (IGC)

Ano

ENADE

(Máx 5,0)

 IGC

(Máx 5,0)

2017   3 
2014  4
2011   2 
2008  3  3  
2005  3 3

 

Auto Avaliação

O Curso de Química Licenciatura realiza auto avaliação bienal conforme a política de autovaliação da Universidade, os relatórios podem sem consultados aqui. Nesta área também são encontrados os resultados anuais da avaliação docente pelo discente.