Professores da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participarão, em março, de uma semana de experimentos no mais moderno acelerador de partículas brasileiro, localizado em Campinas, São Paulo. A experiência foi conquistada a partir da obtenção de nota máxima do projeto de pesquisa desenvolvido pela EQA, avaliado pelo comitê revisor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). 
 
O estudo, denominado “Extreme UV fragmentation study of polymeric complexes resists: selective fragmentation and its stability”, concentra-se em novos materiais para componentes eletrônicos e aplicações espaciais e é desenvolvido pelos professores da Universidade, Felipe Kessler e Juliano Vicenti. Este projeto representa um dos primeiros resultados do Laboratório de Físico-Química Aplicada e Tecnológica (LAFQAT), da FURG, em funcionamento desde 2015 na Universidade.
 
A experiência possibilitará, aos professores, a utilização de tecnologias de ponta para desenvolvimento de estudos e o aprimoramento da qualidade das pesquisas. “Teremos acesso a novos materiais para realização de análises e desenvolvimento de estudos que não seriam possíveis sem essa tecnologia”, destaca o professor da EQA e pesquisador, Felipe Kessler. 
Além de enriquecer a qualificação dos estudantes, essa viagem, segundo Kessler, auxilia na aprovação de diferentes projetos e dá possibilidade de abertura de novas linhas de pesquisa nas áreas especiais e microeletrônica na Universidade. Para os próximos anos, o professor pretende, ainda, incluir nessas missões científicas os estudantes de pós-graduação, principalmente os do curso de Química Tecnológica Ambiental.