A Escola de Química e Alimentos - grupo PET do curso de Engenharia de Alimentos conquistou o primeiro lugar da premiação do programa Acolhida Cidadã Solidária da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A entrega do prêmio ocorreu ao final da palestra do jornalista e advogado Marcos Rolim, realizada na noite de segunda-feira, 11, no Cidec-Sul. Entre as atividades de acolhida, o grupo propôs a coleta voluntária para Cadastro de Doadores de Medula Óssea pelo Hemocentro de Pelotas (Hemopel), em parceria com o CTG Farroupilha da FURG.

O segundo lugar ficou com a Engenharia Agroindustrial do campus de Santo Antônio da Patrulha - Grupo PET Conexões de Saberes, e o terceiro lugar com o Instituto de Matemática, Estatística e Física – PET Saberes Estatísticos. Antecedendo a palestra e a premiação, os grupos inscritos no Acolhida Cidadã apresentaram suas propostas em mesa-redonda coordenada pela pró-reitora de Assuntos Estudantis Darlene Torrada Pereira e a psicóloga do Núcleo de Assistência Estudantil Ana Furllong Antochevis.

A noite contou com apresentação do "projeto FURG em Dança - do salão às ruas" e participação do reitor João Carlos Brahm Cousin, que fez a apresentação do palestrante. Em seu discurso, o reitor reforçou a resolução do Conselho Universitário que proíbe o trote na FURG, o esforço da Instituição em coibir ações do tipo e o papel que as coordenações de curso e direções de unidades educacionais devem exercer no estímulo à acolhida sadia. Destacou ainda, o papel dos veteranos e agradeceu as iniciativas realizadas por esses estudantes no programa de Acolhida Cidadã Solidária.