Segue link para acesso a ata do processo eletivo simplificado para bolsa de estudante - Mestrado:

 

Ata 1/2020

 

 

 

A coordenação do projeto “CVT’s das Agrobiodiversidades Bailique – Rio Grande” divulga edital com distribuição de até duas bolsas de Mestrado.

Edital

Ficha de inscrição

Em tempos de isolamento social e cuidados redobrados com a higiene, uma força-tarefa envolvendo professores, técnicos e discentes dos cursos de pós-graduação da Escola de Química e Alimentos (EQA) da FURG foi formada para a produção de um antisséptico a base de álcool. O produto, que teve testes realizados na segunda-feira, 23, quando pronto, vai ser distribuído para o Hospital Universitário da FURG e para as prefeituras de Rio Grande e São Lourenço do Sul, que distribuirão o antisséptico para as suas unidades básicas de saúde e para ações de assistência social. A iniciativa, fruto de trabalho voluntário, conta com o apoio da direção da EQA, de todas as pró-reitorias e da reitoria da FURG.

O professor Felipe Kessler conta que 50 pessoas estão envolvidas diretamente com o projeto e que a ação já conta com banco de reserva de voluntários que desejam participar. Sobre a fórmula, Kessler explica que o antisséptico a base de álcool é um produto recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem as mesmas características do álcool em gel 70%. “O Antisséptico consiste em produto viscoso contendo álcool, glicerina e peróxido de hidrogênio e sua metodologia de produção é a recomendada pelo guia da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, menciona o docente.

Com relação aos cuidados de prevenção contra o coronavírus, Felipe garante que todas as medidas estão sendo tomadas. “Dividimos a equipe em no máximo quatro pessoas, que estarão no laboratório em turno único de 6 horas. As instalações do Centro Integrado de Análises (CIA) foram adaptadas e nossos laboratórios dispõem de estrutura física que permite a não contaminação do produto”, afirma Kessler.
Para Felipe a expectativa com essa ação é ajudar a diminuir o impacto da demanda causada pelo coronavírus no sistema de saúde de Rio Grande. “Se nós conseguirmos produzir o suficiente para que atenda aos principais hospitais, estaremos juntos enfrentando toda essa crise. Acredito que todos os envolvidos no projeto querem contribuir e ao disponibilizarmos toda a estrutura da universidade e o tempo dos voluntários, ao final disso tudo sairemos melhores”, aponta Kessler.

Plano de Ação

O antisséptico a base de álcool será produzido na forma de escala, com três operadores e um coordenador de produção. Segundo os envolvidos, o espaço e o sistema se encontram em etapa de instalação e em três dias úteis já poderão ser disponibilizados os primeiros lotes do produto, feitos a partir da estrutura e insumos próprios da universidade.

A previsão é que a produção inicial seja de 120 litros por dia, podendo ser ampliada conforme a disponibilidade de insumos, podendo chegar a 480 litros por dia.

Produção

A equipe de produção do turno deve realizar a higienização do ambiente e de produtos na pré e na pós-produção. Após envasado, o antisséptico será deixado em repouso por 72 horas, período após o qual estará disponível para distribuição.

 

Créditos: Fernanda Cabral

À Comunidade da EQA

Em virtude de obras que vão atender antiga demanda da EQA, necessitaremos fazer uma alteração na portaria, que será deslocada para a outra porta que fica em frente ao estacionamento, antigamente utilizada como porta principal (ver anexo incluído).

Estima-se a duração da obra até o dia 11 de abril de 2020, quando retornaremos com a portaria no local atual.

A mudança será neste sábado, dia 14 de março, e os trabalhos de apoio serão solicitados quanto antes, para não haver prejuízo das funções, dentre elas: chaves, ponto eletrônico, comunicação por ramal para a central e todas as outras que se fizerem necessárias no trabalho tão importante de controle de entrada e saída, e a respectiva comunicação com as chefias e outros órgãos ligados como segurança, PROINFRA, Prefeitura Universitária, etc.

Pedimos a compreensão de todos, pois essa mudança vai contribuir para uma obra limpa, sem riscos para nossa comunidade. Ressalto que estaremos colaborando para que ela seja entregue o quanto antes.

Atenciosamente

Prof. Dr. Carlos Prentice

Diretor da Escola de Química e Alimentos

 

Mapa de Acesso

O projeto Coffee-Science receberá nesta quarta-feira (28/08), às 16h, no auditório da EQA, o pesquisador da empresa RUBIAN Extratos, Dr. Philipe dos Santos. Na oportunidade será discutido o aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos através de tecnologias à altas pressões.
 
Contamos com a presença de todos.

Entre os dias 12 e 16 de agosto uma equipe de pesquisadores da Escola de Química e Alimentos (EQA) da FURG, esteve realizando testes em uma unidade piloto de produção de coagulantes na fábrica de coagulantes da Corsan em Esteio. O reator foi projetado e produzido nas dependências da EQA, como meta do projeto de pesquisa aplicada "Obtenção de novos coagulantes" sob a coordenação do prof. Dr. Tito Roberto Sant´Anna Cadaval Junior e equipe composta pelo prof. Dr. Luiz Antonio de Almeida Pinto, os técnicos de laboratório Msc. Jorge Luiz Marques Junior, Msc. João Carlos Vaz de Vaz, técnico em Mecânica Luiz Carlos dos Santos e do técnico em automação Raphael de Vaz Trombetta. A equipe voltou muito satisfeita de Esteio pelo sucesso dos experimentos realizados. O projeto vem trazendo retornos positivos a instituição, tanto no que se refere a compra de novos equipamentos de pesquisa quanto na capacitação técnica de seus colaboradores. Com a planta piloto, a Corsan passa a ter versatilidade em poder testar novas matérias-primas para o desenvolvimento de coagulantes para suas estações de tratamento.

 

Foto: Rafael Trombetta

                         

Foto: divulgação

EQA divulga numeração de salas

A direção e a administração da Escola de Química e Alimentos disponibilizam um novo sistema de localização geográfica do prédio em “Duplo H” construído no Campus Carreiros. Há algum tempo a comunidade solicitava uma forma de facilitar o trânsito de alunos, professores, técnicos, terceirizados, fornecedores e todo o público que precisa acessar alguma instalação desta unidade, pois os agentes de portaria necessitavam, além da explicação verbal, até acompanhar algumas pessoas com mais dificuldade. A metodologia se baseou na orientação geográfica, fazendo coincidir os pontos cardeais com as alas da construção. Então se convencionou atribuir letras e números para as salas. Por exemplo: Se for lado sul, a sala será denominada S seguida de um número com a cor laranja. Se for leste, a letra L antecederá um número, e com a cor azul e assim por diante.

Mapa da EQA no celular

Os arquivos de localização que constam de uma tabela e um mini mapa serão disponibilizados via e-mail para os membros da Comunidade EQA. O arquivo esta também disponível para baixar neste local. Espera-se facilitar o acesso e a comunicação com a utilização dessa ferramenta. Técnicos, professores, estagiários e direção trabalharam harmonicamente no projeto que é uma das metas da EQA para o ano de 2019.

 

Segue, abaixo, a ata final do Processo Seletivo Simplificado para Bolsista Pesquisador.

 Ata final

A errata, que pode ser acessada no link abaixo, trata de alterações das datas de entrevista e e divulgação do resultado final.

Errata

A ficha de inscrição para bolsa de pesquisa, do projeto “CVT’s das Agrobiodiversidades Bailique – Rio Grande”, pode ser acessada neste link: Ficha de inscrição seleção bolsa de pesquisa 2019

A coordenação do projeto “CVT’s das Agrobiodiversidades Bailique – Rio Grande”, através da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande, torna pública a abertura do período de inscrições, de 22 a 24 de julho de 2019, para seleção de candidatos para Bolsa Pesquisa, regida pelos termos e condições deste documento e pela Deliberação 048/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração.

O edital pode ser lido neste link: edital

O resultado do processo seletivo simplificado para bolsista estudante pode ser conferido neste link:

Ata 01/2019

A coordenação do projeto “CVT’s das Agrobiodiversidades Bailique – Rio Grande”, através da Escola de Química e  Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande, torna pública a abertura do período de inscrições, de 12 a 15 de abril de 2019, para seleção de candidatos para Bolsa estudante, regida pelos termos e condições deste documento e pela Deliberação 048/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração.

Processo Seletivo

Ficha de Inscrição

O resultado do processo seletivo simplificado para bolsista pesquisador pode ser conferido neste link:

Ata 01/2019

 

 

A coordenação do projeto “CVT’s das Agrobiodiversidades Bailique – Rio Grande”, através da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande, torna pública a abertura do período de inscrições, de 27 a 29 de março de 2019, para seleção de candidatos para Bolsa Pesquisa, regida pelos termos e condições deste documento e pela Deliberação 048/2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração. O projeto “CVT’s das Agrobiodiversidades Bailique – Rio Grande” faz parte do convênio entre Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC e Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com participação das seguintes instituições: Rede GTA – Grupo de Trabalho Amazônico; ACTB - Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique; OELA - Oficina Escola de Lutheria da Amazônia e IDSM - Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Processo Seletivo

Ficha de Inscrição

O Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA-FURG) juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFPel), convida toda a comunidade acadêmica para participar do I Encontro de Pós-Graduação em Química da Metade Sul do Rio Grande (I EPGQ-Sul), a ser realizado nos dias 20 e 21 de março de 2019.
 
"O evento visa promover e fortalecer os Programas de Pós-Graduação em Química do extremo sul do Rio Grande do Sul, através de um fórum de discussão científica e sobre as perspectivas da Pós-Graduação no Brasil."
 
No dia 20, pela manhã, estará proferindo palestra o Prof. Luiz Carlos Dias (UNICAMP) com tema relacionado à pesquisa de novos candidatos a fármacos em parceria com a MMV e DNDI, além do Robson Keller Nunes (Anton Paar) com palestra sobre tendências no preparo de amostras utilizando radiação micro-ondas. Durante a tarde, haverá apresentação de trabalhos de discentes e a apresentação dos grupos de pesquisa dos dois programas, fechando o dia com palestra do Prof. Maximiliano Segala (UFRGS) com tema relacionado ao empreendedorismo na Química.
 
No dia 21, pela manhã, haverá a palestra do Prof. Adley Forti Rubira (UEM) sobre Inovação e Oportunidades em Pesquisa e Pós-Graduação, além das apresentações de trabalhos de discentes e grupos de pesquisa, as quais se estendem até a tarde. Por fim, haverá uma mesa redonda com a participação do Prof. Adriano Monteiro (UFRGS), Prof. Eduardo Secchi (FURG) e representantes discentes dos dois programas com o tema: "Perspectivas da Pós-Graduação no Brasil".  
 
Maiores informações: https://wp.ufpel.edu.br/epgqsul/

A Escola de Química e Alimentos (EQA) da FURG divulga a oportunidade de realização de estágio de quatro horas no turno da manhã, na Secretaria Geral da unidade. A vaga é destinada aos discentes que estejam cursando no máximo o 5° semestre dos cursos de Administração (precisa estar aprovado na disciplina de Teoria das Organizações), Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Economia.

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail eqa@furg.br, até o dia 24 de fevereiro, contendo os seguintes dados: nome, idade, curso, experiências, telefone, grade de horários e e-mail para contato.

Manhã

08h00 - 12h00

Tarde

13h00 - 17h00

Foi ao ar no Programa Estúdio i da Globo News, com Maria Beltrão, um bate papo sobre o programa "O melhor do Brasil é o Brasileiro" que fala sobre uma pesquisa desenvolvida na FURG sobre produção de pão com insetos.
 
O episódio na íntegra foi ao ar na terça-feira dia 26/02 às 21:30h e pode ser conferida no link abaixo