Na última semana, de 15 a 17 de agosto, ocorreu o IV SEBio (Simpósio de Engenharia Bioquímica e Bioprocessos). O evento ocorreu no CIDEC-SUL e contou com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação da FURG, UFPEL, UFFS, UFPR e UTFPR durante três dias de palestras, apresentações de trabalhos e mesa redonda com Engenheiros Bioquímicos formados na FURG.

No dia 13 de agosto, foi realizado o Seminário de Autoavaliação e Planejamento da Escola de Química e Alimentos - EQA da FURG, com o propósito de apresentarmos os resultados da Autoavaliação e discutirmos acerca do planejamento da Unidade.

O Seminário ocorreu no Auditório da Escola, e contou com a presença de técnicos, alunos e professores da EQA.

Os resultados da Autoavaliação 2018, podem ser consultados no endereço http://avaliacao.furg.br/resultados-gerais.

 

A EQA recebeu a visita do Professor Carlos Alberto Rodrigues Anjos, da UNICAMP, de 07 a 17 de agosto. O Professor Carlos Anjos tem muita experiência na área de Embalagens para Alimentos e ministrou cursos para a Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos e também para os alunos de graduação da Engenharia de Alimentos. Os cursos versaram sobre os Materiais utilizados para a elaboração de embalagens e também sobre Inovações e Tendências na área de Embalagens para Alimentos.

A Escola de Química e Alimentos informa que realizará o seu Seminário de Autoavaliação e Planejamento no dia 13/08, às 13h40, no Auditório da unidade. Convidamos toda a unidade acadêmica a participar do seminário.

A FURG realizará uma pesquisa, entre os dias 06/08 e 19/08, junto a todos os alunos da Universidade, com a finalidade de receber contribuições para o PDI 2019-2022.  A pesquisa pode ser preenchida neste link.

A Escola de Química e Alimentos (EQA) seleciona acadêmicos dos cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia e Letras para a realização de estágio não obrigatório na Secretaria Geral, com carga horária de 30h nos turnos manhã e tarde. Interessados enviar currículo até 25 de fevereiro para o e-mail: eqa@furg.br.

A profª Vilásia Guimarães Martins da EQA foi um dos três pesquisadores do RS que aprovaram projeto junto ao Instituto Serrapilheira.

No primeiro semestre de 2018, a FURG irá sediar a 12ª Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental. O evento ocorrerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Cidec-Sul e está sendo organizado pelo Instituto de Ciências Biológicas - ICB.

Com a temática "A Biologia Experimental e a Biotecnologia no Sul do Brasil", a reunião tem como objetivo promover o intercâmbio entre os professores e pesquisadores, incentivando e difundindo a ciência, e estimulando áreas estratégicas para a região.

Segundo uma das coordenadoras da atividade, professora Ana Paula Votto, da FURG, o evento tem importância fundamental na formação de graduandos e pós-graduandos da região, além de procurar despertar a vocação de jovens cientistas, oferecendo cursos e palestras voltados a este público.

A programação contará com sessões de painéis, conferências e conferências plenas apresentadas ao grande público, módulos temáticos, e simpósios, que ocorrerão sobre diversos temas simultaneamente, além de cursos ofertados durantes os três dias do evento. Dentre os módulos temáticos, dois terão como foco principal os estudantes do ensino médio e graduandos da licenciatura.

"Sem dúvidas, a oportunidade de sediar este evento, reunindo em nossa universidade pesquisadores de destaque nacional e internacional de grande relevância científica será uma experiência única para um amplo espectro de público no sentido de conhecer e discutir aspectos de diversas áreas da ciência", ressaltou a coordenadora.

Outras informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve e podem ser acessadas no http://www2.fesbe.org.br/

 

O resultado preliminar da prova escrita do Edital 27/2017, área de Química Geral, pode ser conferido neste link.

A Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos (Sitel) da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está com inscrições abertas para seleção de vaga de estágio remunerado na área de tratamento de efluente líquido. Os interessados podem se inscrever até 17 de novembro no laboratório de Controle Ambiental da Escola de Química e Alimentos (EQA), localizado no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A prova escrita será realizada na terça-feira (21), às 14h, na Sala de Seminários da EQA.

Corsan

Respirometria

Divulgação

A Escola de Química e Alimentos, sedia, sob coordenação do Curso de Licenciatura em Química, o 37º EDEQ - Encontro de Debates sobre Ensino de Química nos próximos dias 9 e 10 de novembro.
Com intensa programação que reúne professores e alunos de escolas, PIBID, universidades da região sul do estado, lançamento de livros, palestrantes reconhecidos nacionalmente, a coordenação do evento convida para a palestra de abertura dia 08 às 10h no CIDEC do renomado professor-pesquisador Dr. Júlio Emílio Diniz-Pereira que irá discutir princípios gerais para a reforma dos cursos de licenciatura nas universidades brasileiras. 

Nesta quarta-feira, dia 8 de novembro, às 17:30hr, o Grupo de Percussão AOM se apresentará no Auditório do CIDEC para o encerramento do IV Fórum Acadêmico Integrado de Química da FURG. A entrada é livre.

O AOM é um grupo de música instrumental que teve seu início em 2013, e esteve originalmente ligado à Cia. Gênesis de Dança/Teatro (RG). Nos anos de 2013 e 2014 o grupo compôs e executou parte da trilha sonora dos espetáculos Muttare e Relighare. A partir do ano de 2015 o AOM seguiu seus trabalhos musicais de forma independente , e até o presente momento vem atuando em pesquisa, criação e performance musical com fortes referencias na cultura e música Latina, Africana e Hindu, bem como suas ramificações na música popular e na cultura de diversas partes do mundo.

O Fórum Acadêmico Integrado de Química (FAIQ) está em sua quarta edição na FURG e propõe integração e atualização em Ensino, Pesquisa e Extensão nas diferentes áreas da química, atendendo a professores e estudantes de graduação, pós-graduação, bem como da rede básica de educação.  As últimas edições contaram com palestrantes e conferencistas nacionais e internacionais externos à FURG, com diferentes experiências em pesquisa tecnológica e em educação. 

Nesta edição, apresentamos o tema "Passado Presente e Futuro da Química na FURG", sendo assim o olhar é interno, as celebrações, atualizações e perspectivas integradas serão referentes aos cursos de graduação em química licenciatura e bacharelado, bem como o programa de pós-graduação em química tecnológica e ambiental, visando o resgate da sua evolução bem como as demandas para melhoria de sua qualidade. Trabalhar-se-á, discentes e docentes em homenagens, plenárias, seminários científicos, empresariais e de extensão para crescermos juntos. 

O evento ocorrerá no CIDEC - FURG nos dias 06,07 e 08 de novembro e a programação pode ser conferida aqui.

 

Aconteceu, no período de 10 a 14 de setembro, o XVI Fórum Brazilian MRS meeting (SBPMat 2017), organizado pelo Brazilian Materials Research Society (B-MRS) que aconteceu em Gramado-RS. Esse encontro foi dedicado a temática de divulgação de avanços e perspectivas de pesquisas em ciência e tecnologia de materiais. Teve pela primeira vez a participação de várias Sociedades Latino-americanas de Pesquisa de Materiais e contou com aproximadamente 1.500 participantes e cerca de 1.900 trabalhos aceitos para apresentação.

Destaca-se a participação da FURG - EQA com o doutorando Marcelo Pereira da Rosa que defendeu o trabalho intitulado Extraction and characterization of "silicic-celulosic" adsorbent from rice husk waste. Na oportunidade o trabalho recebeu os prêmios  "Bernhard Gross Award" como melhor pôster na categoria Functional Polymer composites and nanocomposites. E, entre os ganhadores de cada categoria, também recebeu o prêmio  "ACS Publications Best Poster Prize", escolhidos pelo periódicos internacionais: ACS Applied Materials & InterfacesACS NanoNano LettersChemistry of MaterialsJACS and ACS Omega e recebeu a certificação de melhor pôster dos três primeiros periódicos. 

A Comissão Eleitoral da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga o resultado da eleição para Coordenador Adjunto do Curso de Graduação de Engenharia Química. A votação foi realizada nos dias 11 e 12 de setembro de 2017.
Resultado da Consulta para Coordenador Adjunto do Curso de Graduação em Engenharia Química - Coordenador adjunto: Marina Curi Schabbach

Total de votos: 117
Discentes – a favor: 86; nulo: 10; branco: 2.
Docentes – a favor: 15; nulo: 0; branco: 1.
TAEs – a favor: 3; nulo: 0; branco: 0.

A FAPERGS publicou nesta quarta-feira, dia 6 de setembro, os agraciados com o prêmio Pesquisador Gaúcho 2017. A Profa. Eliana Badiale Furlong, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, da Escola de Química e Alimentos da FURG foi agraciada com o prêmio Pesquisador Destaque Ciências Agrárias. A docente tem destacada atuação na área de Ciências Agrárias no Rio Grande do Sul desde 1980. Iniciou seu trabalho na implantação e consolidação do curso de graduação em Engenharia de Alimentos da FURG, o primeiro do estado. Na pós-graduação, participou também da elaboração e implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, ocorrido em 1996, onde atua até o presente e colaborou na implantação de outros programas de pós-graduação nesta Universidade. A pesquisadora sempre atuou em estudos estratégicos para garantia da segurança alimentar na cadeia produtiva de alimentos do estado. Ao longo dos anos coordenou vários projetos e publicou diversos artigos em periódicos internacionais enfocando a mitigação de contaminantes fúngicos e funcionalidade de compostos naturais. Este conhecimento gerado subsidiou medidas e estratégias para a segurança alimentar do país. A partir de projetos de pesquisa, ensino e extensão foram formados e capacitados profissionais para atuar na área de Ciências Agrárias no Brasil e exterior. A solenidade de premiação será realizada no dia 5 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

A Comissão de Eleição da Escola de Química e Alimentos – EQA/FURG divulga a candidata homologada da eleição para Coordenador Adjunto da Escola de Química e Alimentos – EQA- Biênio 2017-2018.

Candidata Homologada: Profa. Dra. Marina Curi Schabbach

A comissão lembra que a eleição para Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia Química da EQA ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro, através do site http://www.consultas.furg.br

O Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG-ECA) promove o curso "Why & How to write a paper effectively" com o professor Dr. Gilson Volpato, o qual ocorrerá nos dias 24 e 25 de maio de 2017 no CIDEC-Sul de nossa universidade.

Maiores informações em http://www.ppgalimentos.furg.br/index.php/eventos

Inscrições em http://sinsc.furg.br/detalheseventos/517

 

 

noticia felipe

Na última semana, os mestrandos Suélen Altenhofen e Willian Alikuri Pereira do Programa de Pós-Graduação em Química Ambiental e Tecnológica (PPGQTA) realizaram experimentos no acelerador de partículas brasileiro do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) (http://lnls.cnpem.br/), em Campinas -SP. Os experiementos fazem parte de seus projetos de mestrado no programa, e são orientados pelos Professores Dr. Felipe Kessler e Dr. Juliano Rosa De Menezes Vicenti.

A proposta, que recebeu quatro dias de acesso ao acelerador de elétrons, objetivou estudar a degradação de novos materiais desenvolvidos pelos estudantes, frente à fótons de ultravioleta extremo e raios-X. Os resultados obtidos irão contribuir no futuro para o desenvolvimento de processos para fabricação de componentes eletrônicos mais eficientes e rápidos.

Estudantes e orientadores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Fotoquímica e Química de Materiais (FQMAT) (fqmat.furg.br). Os orientadores salientam que esta é a primeira participação de seus estudantes em viagem de experimentação. O grupo trabalha continuamente em projetos que envolvem o uso das instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e esta participação tem grande importância na formação dos estudantes, contribuindo enormemente para seu futuro profissional.

O tempo de pesquisa no acelerador é disputado por universidades e instituições de toda América Latina. A participação de estudantes do PPGQTA também reforça a presença da FURG no CNPEM, uma das instituições brasileiras de grande renome e destaque internacional.

O Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) convida a todos para prestigiar a Centésima Defesa de Dissertação de Mestrado do PPGQTA. A mestranda Clarissa Helena Rosa, orientada pelo Prof. Dr. Marcelo de Godoi, apresentará o trabalho intitulado REAÇÃO SEM SOLVENTE CATALISADA POR ÁCIDO SULFÂMICO: UMA METODOLOGIA EFICIENTE PARA A HIDROTIOLAÇÃO REGIOSSELETIVA DE ALCENOS E ALCINOS. A apresentação ocorrerá no dia 20 de fevereiro às 9 horas, na Sala 3 do campus de Santo Antônio da Patrulha (CAMPUS FURG-SAp),  sendo a banca examinadora do trabalho constituída pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Bencke (IFC),  Prof. Dr. Marcelo Gonçalves Montes D'Oca (FURG) e Prof. Dr. Gilber Ricardo Rosa (FURG).