Dentro das comemorações dos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), a FURG está representada pelo Projeto Anchoíta, desenvolvido pelo Instituto de Oceanografia sob a responsabilidade do professor doutor Lauro Madureira, do Laboratório de Tecnologia Pesqueira e Hidroacústica.

O Projeto objetiva a pesca sustentável da espécie para utilização na merenda escolar - nas formas de enlatado com molho de tomate, nuggets, embutidos, sopas e risotos - e tem base na anchoíta. É financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, CNPq e Capes. Junto com o Instituto de Oceanografia, integram o projeto, na FURG, a Escola de Química e Alimentos (EQA) e o Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac).

A esses, se soma a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através de ações junto à Faculdade de Nutrição e o Instituto de Ciências da Alimentação. Os parceiros internacionais são o Instituto do Mar do Peru - IMARP e o Instituto Francês para Pesquisa Marinha - IFREMER.

O Projeto Anchoita pode ser visto nos sites do CNPq (www.cnpq.br)/Sala de Imprensa/Pesque uma nova ideia e do Laboratório de Hidroacustica (www.hidroacustica.furg.br). Trata-se de texto e vídeo relativo ao projeto, detalhando as atividades realizadas no trabalho de campo do NOc Atlântico Sul, no litoral Sul do Brasil.