Dando prosseguimento à programação da Acolhida Cidadã/Solidária (PACS) no Campus FURG de Santo Antonio da Patrulha, os alunos do grupo PET Conexões de Saberes (PET/FURG-SAP), responsáveis pela Acolhida no município, realizaram uma oficina para produção de material didático. O material será utilizado em atividades do grupo junto às escolas rurais do município.

Durante a oficina, os calouros, sob a supervisão dos petianos, realizaram a montagem de sólidos geométricos a partir de modelos planificados produzidos com o auxílio do computador (AutoCAD) e fornecidos pelo tutor do PET-FURG SAP, professor doutor Antonio Valente. Utilizando cartonas em cores variadas, os calouros montaram inúmeros poliedros (prismas, pirâmides) e sólidos de revolução (cones e cilindros) com dimensões baseadas em objetos do dia a dia.

Além de integrar a Acolhida Cidadã, a atividade faz parte também do Subprograma de Recepção e Apoio aos Alunos do Campo, previsto pelo PET/FURG-SAP. Segundo o professor tutor, a proposta do grupo é a de oportunizar que os calouros, especialmente aqueles relacionados às atividades no campo, pudessem confeccionar material didático para ser utilizado no próprio campo.

Isso em oficinas de matemáticas previstas para as escolas rurais ao longo deste ano. Além de identificarem mais facilmente as formas geométricas dos objetos, os alunos do Nível Básico poderão agilizar o processo de aprendizado do cálculo de áreas e volumes dos sólidos.