Engenharia Bioquímica

 

SITUAÇÃO LEGAL: Aprovado pelo COEPEA

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 3825 h

 

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:

Tempo mínimo – 10 semestres

Tempo máximo – 16 semestres

 

TURNO PREFERENCIAL DE FUNCIONAMENTO: manhã – tarde

 

OBJETIVO

Formar engenheiros com conhecimento dos processos industriais biotecnológicos aplicados ao planejamento, desenvolvimento e gestão de bioprocessos e com capacidade de integrar as dimensões social, ética, ecológica, econômica, cultural e científica.

Interagir, de maneira ativa e interdisciplinar, com a sociedade na identificação de problemas relacionados aos fluxos de matéria e energia que tenham origem biotecnológica nos sistemas de produção, propondo e desenvolvendo pesquisas capazes de gerar soluções para desenvolvimento nacional e regional sustentável.

 

PERFIL VOCACIONAL DO ALUNO

O Engenheiro Bioquímico formado pela FURG deverá possuir capacidade de inovação social, com formação técnica e científica sistêmica, que o capacite a atuar coletivamente de forma ética, crítica e com responsabilidade social e ambiental em atividades ligadas aos processos industriais da biotecnologia, propondo e gerando soluções para o desenvolvimento nacional e regional sustentável.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A formação integral pretendida para os estudantes de Engenharia Bioquímica da FURG não se reduz ao saber técnico necessário, e indispensável, para saber fazer bem o que lhe será de competência profissional. Compreende um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de várias instâncias que promovem o desenvolvimento das capacidades técnicas aliadas a uma sólida base humanística, articulados de maneira que seus egressos apresentem sólida formação técnica e científica para desenvolver atividades ligadas aos processos biotecnológicos industriais; raciocínio lógico, crítico e abstrato; conjugar os conhecimentos das ciências da engenharia aos da biotecnologia para o planejamento e gestão de sistemas e processos produtivos; atitudes proativas que viabilizem o compromisso institucional do curso com a sociedade e atuação em atividades de pesquisa e desenvolvimento de biossistemas e bioprocessos; condução de experimentos biológicos e interpretar os resultados obtidos, podendo modelar e simular o biossistema; produção, aprimoramento e divulgação de processos e produtos biotecnológicos.

 

INFRAESTRUTURA DISPONÍVEL

O curso funciona nos Campi Cidade e Carreiros da FURG, onde conta com salas de aula, biblioteca, laboratórios didáticos equipados para aulas práticas de Bioquímica e de Microbiologia e para atender a área profissionalizante do curso.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso oferece matérias de:

Formação básica

Desenho, Eletricidade, Matemática, Física, Química, Mecânica, Processamento de Dados;

Formação geral

Humanidades e Ciências Sociais, Economia, Administração, Gestão Ambiental.

Formação profissional geral;

Química Analítica, Química Orgânica, Físico-Química, Operações Unitárias, Processos Bioquímicos, Fenômenos de Transporte, Termodinâmica Química e Cinética e Cálculo de Reatores.

Formação profissional específica e matérias complementares.

Instrumentação e Controle de Bioprocessos, Bioquímica, Águas Industriais e de Consumo, Tratamento de Resíduos, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Supervisionado.